Autorizado pelo governador, edital do concurso BRB sairá em abril

Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, confirmou que Banco de Brasília publicará edital no mês de abril.



Sem realizar certames há mais de cinco anos, o Banco de Brasília (BRB) vai publicar novo edital de concurso público em abril. A informação foi confirmada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, na última sexta-feira, 8.

A autorização do concurso BRB 2019 foi divulgada pelo portal de notícias do governo, a Agência Brasília. Segundo Rocha, a oferta da seleção será de 113 vagas imediatas e outras 2 mil em cadastro de reserva, cujas convocações serão feitas durante o prazo de validade do certame.

De acordo com a publicação, a intenção em criar uma grande reserva técnica vai de encontro ao projeto de expansão do banco. Segundo o governador, a intenção é expandir a atuação do BRB para a Região Metropolitana e Centro-Oeste.

A previsão é que os candidatos selecionados comecem a trabalhar ainda em 2019.

“Com esse concurso, a gente começa a criar as condições para que o BRB possa voltar a crescer de fato. Damos início à mudança que nos foi encomendada pelo governador – uma mudança que significa um avanço na direção de um banco mais moderno, mais ágil, um banco que passe a ter um papel mais importante no desenvolvimento econômico, social e humano do DF”, afirmou o presidente do banco, Paulo Henrique Costa.

Atualmente, o BRB tem aproximadamente 3,1 mil funcionários. De acordo com o governo do DF a intenção é lançar edital para admissão de novos efetivos nas principais carreiras.

Assim sendo, há grandes probabilidades de abertura de vagas para os cargos de escriturário, médico do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho, psicólogo, assistente social, engenheiro e analista de tecnologia da informação.

Em agosto do ano passado o BRB confirmou que já havia dado início aos estudos para realização de novo certame.

Último concurso BRB foi realizado em 2013

Sob execução do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), o último concurso do BRB foi realizado em 2013. Na época, foram abertas dez vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva para o cargo de analista de tecnologia da informação.

A investidura na carreira exigiu dos candidatos diploma, devidamente registrado, de curso de graduação na área de informática, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Aprovados tiveram vencimentos iniciais de R$ 4.800,00. Contudo, desde então o valor passou por reajustes. Além do salário básico, os funcionários do banco têm direito a outros benefícios, tais como auxílio refeição/alimentação, auxílio cesta-alimentação, auxílio natalidade e prorrogação de licença maternidade, auxílio creche e outros.

As jornadas de trabalho a cumprir são de 30 horas semanais.

No referido certame os concorrentes foram avaliados por meio de uma única etapa de seleção: prova objetiva. O exame constou de 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos básicos e 40 de conhecimentos específicos.

O conteúdo programático constou das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico e Matemático;
  • Lei Orgânica do Distrito Federal;
  • Atualidades e Ética.

Para obter aprovação foi necessário acertar, no mínimo, 60% das questões e não zerar nenhuma questão de Língua Portuguesa.

Mais informações sobre o certame pelo Edital concurso BRB 2013.




Voltar ao topo

Deixe um comentário