Estão abertas as inscrições para mais um concurso da Polícia Militar de Minas Gerais (PM MG). O certame visa o preenchimento de 120 vagas no Curso de Formação de Oficiais para o ano de 2019.
Interessados em pleitear uma das vagas têm até o dia 7 de março para solicitar a participação. As mesmas devem ser encaminhadas pelo site da organizadora do certame, o Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da PM MG.
O valor da taxa de inscrição foi fixado em R$ 173,00. O pagamento pode ser feito até o final do expediente bancário do dia 8 de março.
Podem concorrer candidatos dos sexos masculino e feminino, de acordo com o quantitativo de vagas previsto. A investidura na carreira exige ensino superior em qualquer área de formação, idade entre 18 e 30 anos na data da inclusão, prevista para o dia 26 de agosto de 2019, altura mínima de 1,60m, entre outros requisitos solicitados pelo edital.
Durante o primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais, os alunos farão jus a vencimentos de R$ 5.769,42. Além disso, terão direito a assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica e abono fardamento.
Etapas e provas concurso PM MG 2019
Segundo as regras expressas em edital, os concorrentes serão avaliados por meio das seguintes etapas e fases:
Primeira fase
- Prova de conhecimentos (objetiva e discursiva).
Segunda fase
- Avaliação Psicológica;
- Avaliação Física Militar (AFM) e Exames de Saúde (preliminares e complementares);
- Exame Toxicológico;
- Prova Oral;
- Prova de Títulos.
Os concorrentes aprovados e classificados dentro do quantitativo de vagas serão convocados para matrícula no Curso de Formação de Oficiais. O CFO será realizado na Escola de Formação de Oficiais (EFO) da Academia de Polícia Militar (APM), situada em Belo Horizonte – MG.
O curso, que é realizado em tempo integral, terá duração de três anos, sendo dois anos e seis meses em atividades acadêmicas e seis meses de aspirantado.
Concurso PM MG 2019: O que estudar?
A primeira etapa do concurso PM MG 2019 é constituída por provas objetivas e discursiva. O exame tem aplicação marcada para a manhã do dia 7 de abril de 2019.
A avaliação será constituída por 40 questões de múltipla escolha. Conforme o conteúdo programático presente no edital, serão cobradas as disciplinas de:
- Língua Portuguesa;
- Direito Penal;
- Direito Penal Militar;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Processual Penal;
- Direito Processual Penal Militar;
- Legislação Extravagante e Legislação Institucional.
A prova discursiva, por sua vez, constará da elaboração de uma redação acerca de tema proposto pela banca.
Apenas candidatos que obtiverem, no mínimo, 60% dos pontos totais da prova objetiva, conforme a proporção de até quatro candidatos por vaga para ambos os sexos, incluindo os casos de empate, terão a prova dissertativa corrigida.
Haverá locais de prova em Belo Horizonte e região metropolitana, e nos municípios de Uberaba, Lavras, Governador Valadares, Montes Claros, Divinópolis, Sete Lagoas, Juiz de Fora, Ipatinga, Uberlândia, Patos de Minas, Pouso Alegre, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Poços de Caldas e Unaí.
A contar da data de homologação do resultado final, o certame ficará válido por 30 dias. Será admitida prorrogação única, por mais 30 dias.
Informações complementares estão disponíveis pelo Edital concurso PM MG 2019 – CFO.