A Polícia Militar de Santa Catarina (PM SC) está se preparando para realizar novo concurso público. Nesta segunda-feira, 12, o governador do estado, Carlos Moisés, anunciou o edital com mil vagas para a carreira de soldado.
Em vídeo publicado em seu perfil no Facebook, em que confirma a seleção, o chefe do Executivo estadual aparece ao lado do comandante-geral da corporação e atual secretário da Segurança Pública, coronel Carlos Alberto de Araújo.
“O ingresso de novos soldados fortalece o efetivo da PM e a nossa Segurança Pública como um todo”, frisou o governador.
O concurso PM SC 2019, somado à prorrogação da operação veraneio – anunciada na mesma publicação – , representam investimento superior a R$ 5,4 milhões. As duas ações são essenciais para o desempenho da atividade policial com foco na redução do índice de violência, frisou o coronel.
“Reduzimos a criminalidade durante esse período e, agora, estamos garantindo que o turista que ainda está vindo para Santa Catarina encontre mais segurança”, completou Araújo.
Anunciado pelo ex-governador Raimundo Colombo, o certame é aguardado desde 2017. A oferta será de mil vagas no cargo de soldado. Os trâmites para lançamento do edital serão conduzidos pelo departamento jurídico da PM SC.
Ainda que a abertura do edital esteja confirmada, ainda não há data prevista para liberação do documento. Contudo, é possível que o anúncio feito pelo governador agilize a conclusão das pendências.
A previsão inicial era que o lançamento do concurso ocorresse em dezembro do ano passado. Porém, a publicação do edital acabou adiada por conta de entrave na formalização da banca organizadora.
Último concurso PM SC
A Polícia Militar de Santa Catarina não realiza concurso público para a carreira de soldado desde 2015. A última seleção abriu, ao todo, 658 vagas, sendo 619 para o sexo masculino e 39 para o sexo feminino.
A investidura na carreira demanda ensino superior em qualquer área de formação, idade entre 18 e 30 anos, estatura mínima de 1,60m (mulheres) e 1,65m (homens), além de porte de Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria “B”.
O vencimento inicial do cargo gira em torno de R$ 4 mil.
Os participantes da seleção foram avaliados por meio de várias etapas, de acordo com detalhamento disponível a seguir.
- Inscrição;
- Prova Teórica;
- Exame de Avaliação de Saúde;
- Exame de Avaliação Física;
- Exame de Avaliação Psicológica;
- Questionário Investigação Social (QIS);
- Entrega de documentação e Exame Toxicológico;
- Classificação Final por vaga;
- Inclusão e Matrícula.
A prova teórica, constituída por prova objetiva de múltipla escolha, versou sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Informática, Legislação Institucional, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Processual Penal Comum e Noções de Direito Penal Comum.
Apesar do tempo decorrido, o último edital segue como o principal guia de preparação para futuros candidatos.