As boas notícias para concurseiros baianos não param. Depois de anunciar os certames das polícias Civil e Militar, o governador do estado, Rui Costa, confirmou que o concurso da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz BA) sairá ainda este ano.
A seleção, que está prevista desde 2017, teve avanços importantes no ano passado. Nesta terça-feira, 5, o líder do Executivo ratificou que o concurso Sefaz BA finalmente vai sair.
No início do ano passado foi constituída a comissão interna responsável por dar andamento aos trâmites necessários para publicação do edital. Em julho, a secretaria afirmou que grupo de trabalho estava cuidando da escolha da organizadora.
Em agosto a Fundação Carlos Chagas (FCC) foi anunciada como a empresa escolhida. O contrato entre Administração Pública e a banca foi assinado em novembro.
De acordo com Assessoria de Imprensa da Secretaria de Administração (Saeb), no mês de outubro o edital ainda estava sendo elaborado. Na época, a pasta afirmou que a Saeb e a banca estavam trabalhando nos últimos detalhes, como por exemplo, cronograma do certame.
Concurso Sefaz BA 2019
Em agosto do ano passado a Saeb informou que o concurso Sefaz BA 2019 terá 60 vagas. Todas as oportunidades serão para auditor-fiscal, cargo que demanda ensino superior de acordo com as áreas de atuação abaixo:
- Administração;
- Ciências Econômicas;
- Ciências Contábeis;
- Direito;
- Engenharia;
- Informática;
- Sistemas de Informação;
- Ciência da Computação;
- Processamento de Dados.
Aprovados no certame terão vencimentos básicos de R$ 8.456,19. Contudo, somando os benefícios previstos em lei o valor pode chegar a R$ 13 mil.
Segundo o último edital, algumas das atribuições do cargo são planejar, coordenar e executar atividades de fiscalização de receitas estaduais em estabelecimentos e no trânsito de mercadorias, efetuar revisões fiscais e contábeis, julgar, no âmbito administrativo, processos de impugnação de lançamentos de créditos tributários, entre outras.
Último concurso Sefaz BA foi realizado em 2004. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e dissertativa, além de análise de títulos. O exame objetivo constou de 60 questões de múltipla escolha.
Foram cobradas as disciplinas de Língua Portuguesa, Direito Constitucional e Administrativo, Contabilidade Geral e Pública, Direito Tributário e Estatística.
A prova discursiva, por sua vez, versou sobre as matérias abaixo.
Demais informações sobre o certame estão disponíveis no Edital Concurso Auditor Sefaz BA 2004.