Governo propõe que militares atuem no serviço público sem concurso

Com recursos escassos para realização de concursos, Governo Federal busca alternativas junto aos militares da reserva.



A gestão do presidente Jair Bolsonaro pode ampliar o número de militares no setor público federal. Com o baixo orçamento para a realização de certames, a alternativa cogitada é de trazer militares da reserva para o setor público, sem a realização de concursos.

Esta proposta está em uma minuta da reforma da previdência que foi obtida pelo Estadão/Broadcast. De acordo com as informações, se aprovado, os militares receberiam uma espécie de gratificação para atuarem no serviço público, de acordo com suas áreas de formação e especialidades.

Atualmente existem cerca de 150 mil militares na reserva. São eles o foco desta proposta. A reserva é uma espécie de aposentadoria militar.

A minuta tem como objetivo criar uma lei para que se estabeleça critérios de aproveitamento destes militares em serviços públicos. Atualmente os reservistas são convocados apenas para as Tarefas por Tempo Certo (TTC). Essas atividades são de caráter militar e temporárias.

Se a minuta for aprovada, os militares da reserva poderão atuar na administração federal, sem necessidade de passarem por concursos públicos. O Ministério da Defesa ainda não se pronunciou sobre o projeto.




Voltar ao topo

Deixe um comentário