A Prefeitura de Petrolina, estado de Pernambuco, prorrogou as inscrições para o concurso da Guarda Civil Municipal. Agora, interessados têm até 7 de abril de 2019 para registrar a candidatura no certame.
As solicitações de participação devem ser registradas exclusivamente pela internet, por meio do site do organizador, o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib). Valor de R$ 125,00 será cobrado como taxa de participação.
Lançado em janeiro deste ano, o edital traz 80 vagas, sendo 40 imediatas e 40 para formação de cadastro de reserva para convocações conforme necessidade da administração pública.
A investidura na carreira exige ensino superior completo. Em cumprimento de jornada de trabalho de 180 mensais, os aprovados farão jus a salário de R$ 3.261,48.
A convocação para matrícula no Curso de Formação será feita após publicação dos resultados da primeira etapa. O certame tem validade de 24 meses, podendo ser prorrogado em período igual.
Etapas de seleção e provas
Inscritos no concurso Guarda Civil Petrolina 2019 serão avaliados por meio de duas etapas e diversas fases. A primeira etapa avaliará os candidatos por meio dos seguintes itens:
- Prova objetiva de conhecimentos – caráter eliminatório e classificatório;
- Teste de aptidão física – caráter eliminatório;
- Avaliação psicológica – caráter eliminatório;
- Apresentação de exames médicos – caráter eliminatório;
- Investigação social – caráter eliminatório.
Aprovados em todas elas serão convocados para a segunda etapa. Esta será constituída de Curso de Formação Profissional de caráter eliminatório e classificatório. Haverá uma parte teórica e uma parte prática.
O exame de conhecimentos da primeira etapa tem aplicação prevista para 5 de maio de 2019, no turno vespertino. Os candidatos terão quatro horas para resolver 60 questões de múltipla escolha. De acordo com o edital, serão cobrados itens do conteúdo programático detalhado abaixo.
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa;
- Informática;
- Raciocínio Lógico;
Conhecimentos Específicos
- Noções de Direito Administrativo e de Legislação de Trânsito;
- Noções de Direito Penal e Processual Penal;
- Noções de Direito Constitucional.
Para ser aprovado, os candidatos deverão obter, no mínimo, 60% do total de pontos da prova. Além disso, não poderão zerar nenhuma das disciplinas, sob pena de eliminação no certame.
Confira o programa de provas detalhado e mais informações sobre as demais fases da seleção acessando o Edital concurso Guarda Civil Petrolina – PE 2019.