Nesta sexta-feira, 29, dia em que a cidade de Salvador comemora seu 470º aniversário, a Prefeitura lançou novo concurso público para provimento de 368 vagas. As oportunidades estão distribuídas entre três editais.
A banca organizadora responsável pelo certame é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O edital nº 01/2019, em especial, abre 98 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva. Dessas, 50 imediatas são para a Guarda Civil Municipal. Da mesma forma, será formado cadastro de reserva para ser usado durante o prazo de validade da seleção.
Para concorrer às vagas é necessário ter ensino médio completo. A remuneração inicial dos aprovados será de R$ 2.430,00. O valor inclui o salário básico e gratificação por avanço de competências. As jornadas de trabalho a cumprir serão de 40 horas semanais.
Algumas das principais atribuições do cargo são atuar em atividades de prevenção nos órgãos, entidades, serviços e patrimônio público municipal, prestar serviços de vigilância nos prédios e instalações do município, executar segurança ostensiva, preventiva, uniformizada e aparelhada na proteção à população, bens, serviços e instalações do município, entre outras.
Inscrições serão abertas em abril
Interessados em participar do concurso para Guarda de Salvador poderão se inscrever das 14h de 8 abril até as 16h de 7 de maio de 2019. As candidaturas deverão ser realizadas pelo site da banca organizadora.
Será cobrada taxa de inscrição de R$ 80,00 para nível médio.
Provas objetivas estão marcadas para junho
Concorrentes às vagas da Guarda Municipal de Salvador serão avaliados por meio de prova objetiva, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Enquanto as duas primeiras terão caráter eliminatório e classificatório, a última será apenas classificatória.
Prova escrita objetiva será composta por 70 questões de múltipla escolha e versará sobre assuntos do conteúdo programático abaixo:
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Legislação Específica;
Conhecimentos Específicos
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Penal;
- Noções de Direito Civil;
- Legislação de Trânsito;
- Registro, posse e comercialização de armas de fogo; munição; crimes; Sistema Nacional de Armas – SINARM;
- Corregedoria Geral da Guarda Civil de Salvador e Regulamento Disciplinar dos servidores do quadro dos profissionais da Guarda Civil Municipal de Salvador.
A avaliação objetiva tem aplicação prevista para 16 de junho de 2019, das 15h30 às 19h30.
O presente certame será válido por 24 meses a contar da data de homologação do resultado final. Será admitida prorrogação única, por mais dois anos, a critério da administração pública.
Mais informações pelo Edital Guarda Municipal de Salvador BA 2019.