Nesta quinta-feira, 21, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou novo concurso para a Polícia Militar de São Paulo (PM SP). Declaração foi feita durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes.
Além de afirmar que o concurso PM SP 2019 com cerca de 300 vagas para soldado será aberto em breve, o chefe do executivo paulista ainda anunciou a criação de 17 batalhões especiais (Baeps).
Em 2018 a corporação três seleções públicas incluindo vagas para soldados e oficiais. Ao todo, foram abertas 5.400 vagas para a primeira carreira. As chances foram igualmente distribuídas em dois editais, um lançado em março e outro em julho. Para oficial, edital com 270 vagas foi publicado no mês de agosto.
As investidura nas duas carreiras demandam ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens, entre outros. Ademais, o cargo de soldado exige porte de Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria “B”.
Aprovados para o cargo de soldado fizeram jus a soldo inicial de R$ 3.143,70, O valor é composto, pelo salário básico e pelos adicionais de insalubridade e Regime Especial de Trabalho Policial (RETP).
O aluno-oficial PM SP faz jus a remuneração mensal inicial de R$ 3.095,88. As parcelas que compõem o soldo são salário-base e adicionais de Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e insalubridade.
Etapas de seleção e provas concurso PM SP
De acordo com os editais lançados no decorrer do ano passado, concorrentes às vagas de ambas as carreiras são avaliados por meio das seguintes etapas:
- Provas objetiva e dissertativa;
- Teste de aptidão física (TAF);
- Exames de Saúde;
- Exames psicológicos;
- Investigação social;
- Análise de documentos.
No exame objetivo, os candidatos tiveram que demonstrar seus conhecimentos ao responder questões das disciplinas abaixo.
Soldado: Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais, Noções Básicas de Informática e Noções de Administração Pública;
Oficial: Língua Estrangeira (Inglesa ou Espanhola), Língua Portuguesa e Interpretação de Texto, Noções Básicas de Informática e Administração Pública, Matemática, Sociologia, Geografia, Filosofia e História.
As provas discursivas consistiram na elaboração de texto dissertativo a respeito de tema proposto pela organizadora.
Todos os concursos tiveram a Fundação Vunesp como banca examinadora.