A Marinha divulgou nesta quarta-feira, 27, por meio do Diário Oficial da União, retificação do edital que abre vagas no concurso para ingresso no Quadro Técnico do Corpo Auxiliar (CP-T). A alteração diz respeito ao número que vagas ofertado, que foi de 25 para 28. Todas as oportunidades são para primeiro-tenente.
A retificação influencia apenas as vagas para a especialidade de serviço social, que passa, agora, a oferecer quatro oportunidades.
As demais áreas permanecem com o quantitativo inalterado: Segurança do Tráfego Aquaviário (duas), Comunicação Social (duas), Direito (quatro), Meteorologia (uma), Ciências Biológicas (uma), Pedagogia (quatro), Informática (seis), Oceanografia (uma), Psicologia (uma) e Estatística (duas).
Para participar do certame os interessados devem ter ensino superior de acordo com a área de atuação desejada. Além disso, ter menos de 36 anos de idade completos no primeiro dia de 2020, ser brasileiros natos ou naturalizados e estar em dias com a Justiça Eleitoral e com o serviço militar (se do sexo masculino).
Ao término do Curso de Formação, aprovados ocuparão postos de primeiro-tenente, passando a perceber remuneração de aproximadamente R$ 11 mil, incluindo adicionais previstos em lei.
Inscrições
O período de inscrições para o concurso do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha já está aberto. Interessados têm até 12 de abril de 2019 para acessar o site da Marinha e registrar a candidatura.
Será cobrada taxa de inscrição de R$ 126,00. O valor deverá ser quitado até o dia 22 do mesmo mês.
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico) poderão solicitar isenção da taxa durante todo o período de inscrições. Os procedimentos necessários para fazer o requerimento estão expressos em edital.
Etapas de avaliação
O presente concurso avaliará os participantes por meio de várias etapas, a saber:
- Prova objetiva, prova de redação e prova discursiva de conhecimentos profissionais (apenas para a área de Direito);
- Verificação de dados biográficos;
- Inspeção de saúde;
- Teste de aptidão física;
- Avaliação psicológica;
- Verificação de documentos;
- Prova de títulos;
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração.
A avaliação objetiva constará de 50 questões de Conhecimentos Profissionais. Simultaneamente os candidatos vão elaborar uma redação. Concorrentes às vagas da especialidade de Direito serão avaliados por meio de prova discursiva de Conhecimentos Profissionais.
A Marinha não informou a data de realização das provas, no entanto, adiantou que as mesmas têm aplicação prevista para a segunda quinzena de junho.
Aprovados nas etapas anteriormente citadas serão convocados para a última, que consistirá no Curso de Formação de Oficiais (CFO). Durante o curso os candidatos passarão por um período de adaptação e terão aulas preparatórias para o exercício da função.
O período de adaptação terá duração aproximada de duas semanas, enquanto o curso terá duração de cerca de 39 semanas, realizado em regime de semi-internato.
O início do curso está previso para 2020. O mesmo será ministrado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), situado no Rio de Janeiro – RJ.
Confira informações complementares acessando o Edital concurso Marinha 2019 – Corpo Técnico Auxiliar.