Divulgados dois novos editais de concurso público da Marinha do Brasil. Divulgados no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 25, os documentos vão regulamentar as seleções para Ingresso nos Quadros Complementares de Oficiais (CP-QC-CA/FN) e no Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (CP-T) em 2020.
Para o Quadro Complementar de Oficiais da Marinha são sete vagas. Dessas, três são para oficiais da armada (QC-CA), nas especialidades de Sistemas de Armas (uma vaga), Máquinas (uma vaga) e Eletrônica (uma vaga).
Há, ainda, quatro vagas para o quadro de Fuzileiros Navais (QC-FN) nas áreas de Sistemas de Armas (uma vaga), Educação Física (uma vaga), Máquinas (uma vaga) e Eletrônica (uma vaga).
Para participar do certame é necessário ter ensino superior na modalidade bacharelado, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, as chances são voltadas exclusivamente para candidatos do sexo masculino, brasileiros natos e que tenham menos de 29 anos de idade no dia 1º de janeiro do ano do curso, ou seja, 2020.
Aprovados classificados em todas as etapas do concurso que concluírem o CFO com aproveitamento vão ingressar no QC-CA e no QC-FN no posto de segundo-tenente, com salário inicial de R$ 7.490,00.
O segundo edital conta com 25 oportunidades para o Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (CP-T):
- Comunicação Social (duas vagas);
- Direito (quatro);
- Informática (uma);
- Oceanografia (uma);
- Pedagogia (quatro);
- Segurança do Tráfego Aquaviário (duas);
- Ciências Biológicas (uma);
- Estatística (duas);
- Informática (seis);
- Psicologia (uma);
- Serviço Social (uma).
Para concorrer é necessário ter ensino superior, bacharelado ou licenciatura, de acordo com a área de atuação pretendida, além de idade máxima de 36 anos.
Aprovados classificados em todas as etapas do certame que concluírem o CFO com aproveitamento vão ingressar no posto de primeiro-tenente, com salário inicial de R$ 8.245,00.
Inscrições
Interessados em concorrer a uma das vagas do novo concurso Marinha poderão se inscrever a partir de amanhã, 26. As candidaturas serão recebidas até 12 de abril de 2019, por meio do site oficial www.ingressonamarinha.mar.mil.br.
Etapas de seleção
Participantes das duas seleções serão avaliados por meio das seguintes etapas:
- Prova objetiva de conhecimentos profissionais;
- Prova de redação;
- Avaliação psicológica;
- Verificação de dados biográficos;
- Inspeção de saúde;
- Teste de aptidão física;
- Prova discursiva de conhecimentos profissionais para área do Direito;
- Prova de títulos.
Os exames têm aplicação prevista para a segunda quinzena de julho. Haverá locais de prova nas cidades de Manaus – AM, São Paulo – SP, Santos – SP, Brasília – DF, Ladário – MS, Florianópolis – SC, Paranaguá – PR, Porto Alegre – RS, Rio Grande – RS, São Luís – MA, Santarém – PA, Belém – PA, Rio de Janeiro – RJ, entre outras.
A data, locais e horários de realização das provas serão divulgados na primeira quinzena de junho.
Confira mais detalhes acessando os regulamentos: