Interessados em participar do concurso para provimento de vagas no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM AL) terão mais alguns meses de espera pela frente. Na última quinta-feira, 14, o governador Renan Filho, por meio de uma rede social, informou que os certames para a área de Segurança vão atrasar.
Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Planejamento de Alagoas (Seplag AL) confirmou que o edital da seleção seria publicado ainda no primeiro semestre. Entretanto, houve atrasos nos trâmites necessários para abertura.
Em comentário no Facebook, o líder do Executivo alagoano informou que os preparativos para o concurso Bombeiros AL 2019 ainda estão em andamento.
Importante frisar que há quase um ano o Cebraspe foi anunciada como banca organizadora responsável por concurso. Porém, a corporação afirmou que o contrato com a empresa organizadora ainda não foi assinado.
Com isso, o tão aguardado edital deverá ser liberado apenas no segundo semestre deste ano.
O concurso contará com 100 vagas de nível médio para o cargo de soldado. Os candidatos devem preencher, ainda, os seguintes requisitos:
- Ter idade entre 18 e 30 anos na data da inscrição;
- ter altura mínima de 1,60m para candidatas do sexo feminino e 1,65m para candidatos do sexo masculino.
De acordo com o último edital, durante o Curso de Formação a remuneração é de R$ 1.410,22, passando a R$ 3.633,85 ao término do mesmo.
Último concurso Bombeiros AL foi realizado em 2017
Enquanto aguardam a abertura novo concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, futuros candidatos podem estudar com base no edital anterior, uma vez que ele foi publicado a pouco tempo.
Além disso, outro ponto favorável é que a banca organizadora foi mantida. Uma vez que o Cebraspe foi a empresa responsável pelo último certame, realizado em 2017, os concorrentes podem esperar o mesmo estilo de avaliação.
No concurso Bombeiros AL 2017, os inscritos foram avaliados por meio de quatro etapas. São elas:
- Prova objetiva – caráter eliminatório e classificatório
- Avaliação médica das condições físicas e mental – caráter eliminatório
- Teste de aptidão física – caráter eliminatório
- Comprovação documental e investigação social – caráter eliminatório
A avaliação objetiva foi composta por 120 questões, entre disciplinas de conhecimentos básicos e específicos. De acordo com o conteúdo programático da seleção pública, os candidatos tiveram que resolver itens das matérias listadas abaixo.
Conhecimentos básicos: Atualidades, Raciocínio Lógico, Português, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Matemática, Direitos Humanos, Noções de Informática e Ética, Cidadania.
Conhecimentos específicos: Biologia, Física, Química e Legislação pertinente ao Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.
Veja o conteúdo programático detalhado no Edital concurso Bombeiros AL 2017.