Está confirmado! A Polícia Civil de São Paulo (PC SP) terá novo concurso público. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o governo do estado já está estudando a viabilidade do concurso PC SP 2019.
Atualmente, a corporação tem, em andamento, concurso para preenchimento de 2.750 vagas. No entanto, tudo indica que este não será um empecilho para a liberação de novo edital, já que a intenção, de acordo com a secretaria, é realizar seleções anuais.
““A atual gestão investe nas polícias paulistas e em seus quadros de funcionários. Estão em andamento concursos para a contratação de 2.750 policiais civis. Novos certames serão abertos, inclusive os estudos de viabilidade estão em andamento. O objetivo da atual gestão é realizar concursos anuais para todas as polícias”, informou a pasta à Folha Dirigida.
O aumento do efetivo da Segurança Pública paulista é prometido por Doria desde a campanha. Depois de eleito, ele afirmou que pretende lançar 8 mil vagas para a PC SP durante sua gestão.
No dia 12 de março, o governador sancionou uma lei que garante a manutenção de mais de 2 mil cargos na corporação. Isso se deve ao fato de que foi feita a requalificação dos cargos de carcereiros para agentes policiais.
Outro ponto que favorece a abertura da seleção é que o governo paulistano anunciou a abertura da décima delegacia de Defesa da Mulher. Segundo Doria, a intenção é abrir mais 30 unidades até o final de sua gestão.
Assim sendo, para garantir o efetivo necessário serão convocados os concursados que aguardam pela nomeação, e abertos novos certames.
Último concurso PC SP foi realizado em 2018
Conforme mencionado anteriormente, a Polícia Civil de São Paulo tem, em andamento, concurso para preencher 2.750 vagas. As oportunidades foram distribuídas entre sete editais, que contemplaram as carreiras de :
- Delegado;
- Escrivão;
- Investigador;
- Agente Policial;
- Agente de Telecomunicações;
- Papiloscopistas
- Auxiliar de Papiloscopista.
Enquanto as três primeiras exigiram ensino superior completo, as demais requisitaram apenas ensino médio. Além da escolaridade, outra exigência foi o porte de Carteira Nacional de Habilitação na categoria “D” para agente e, mínima “B” para os demais.
Os vencimentos iniciais ficaram entre R$ 2.905,34 e R$ 10.142,55, dependendo do cargo. Todas as carreiras possuem jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
Candidatos às vagas de nível médio foram avaliados por meio de prova objetiva (eliminatória e classificatória) e comprovação de idoneidade e conduta escorreita mediante investigação social (eliminatória).
Graduados, por sua vez, foram submetidos às fases de prova preambular (eliminatória e classificatória), prova escrita (eliminatória e classificatória), investigação social (eliminatória), prova oral (classificatória e eliminatória) e prova de títulos (classificatória).
A banca organizadora responsável foi a Fundação Vunesp.
Atualmente, o edital para a carreira de delegado está suspenso. A justificativa é que os candidatos não tiveram acesso ao espelho do cartão resposta da prova discursiva, o que permitiria confronto com a resposta e eventual recurso.
A PC SP deverá esclarecer informações junto ao Ministério Público.