A Polícia Militar de Santa Catarina (PM SC) inciou novo processo de escolha da banca organizadora para realizar concurso com mil vagas para soldado. Depois de ter duas licitações “frustradas”, a corporação espera definir a empresa responsável durante o mês de maio.
Nesta quarta-feira, 17, foi dado início ao pregão eletrônico para que as empresas encaminhem suas propostas. As bancas interessadas têm até as 13h30 do dia 2 de maio para enviar suas propostas. Neste dia e horário será dado início à abertura da sessão.
A primeira tentativa de escolha da banca foi em 27 de fevereiro. Na ocasião, o pregão foi considerado “frustrado”. A empresa Exatus apresentou um orçamento considerado “inesquivável” para o pregoeiro. Instituto AOCP, MS Concursos e Ibade, por sua vez, foram desclassificadas por não atenderem aos requisitos mínimos exigidos no projeto básico do concurso.
Uma nova tentativa foi realizado em março, no entanto, o pregão, novamente, não foi bem-sucedido.
Concurso PM SC 2019: Vagas de nível médio para soldado
O novo concurso da Polícia Militar de Santa Catarina abrirá mil vagas para o cargo de soldado. Dessas, 900 serão para o sexo masculino e 100 para o feminino. A investidura na carreira exige ensino superior completo em qualquer área de formação.
Além disso, para participar da seleção é preciso ter idade entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,60m (mulheres) e 1,65m (homens) e porte de Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria “B”. Os ganhos iniciais girarão em torno de R$ 4 mil.
Conforme o projeto básico divulgado, inscritos no concurso PM SC 2019 serão avaliados por meio das seguintes etapas: inscrição, prova escrita (objetiva e redação), avaliação de saúde, exame de avaliação física, avaliação psicológica e investigação social.
Ainda de acordo com o regulamento, a prova objetiva será constituída de 58 questões de múltipla escolha. Serão cobrados itens das disciplinas de:
- Língua Portuguesa (dez);
- Informática (oito);
- Raciocínio Lógico (oito);
- Legislação Institucional (oito);
- Noções de Direito Constitucional (oito);
- Noções de Direito Penal Comum (oito);
- Noções de Direito Processual Penal Comum (oito).
Simultaneamente, os inscritos na seleção deverão elaborar um texto dissertativo. A duração máxima dos exames será de cinco horas.
Haverá locais de prova na capital, Florianópolis, e nos municípios de Chapecó, Lages, Joaçaba, Joinville, Criciúma, Canoinhas, Tubarão, Balneário Camboriú, São Miguel do Oeste, Blumenau e Rio do Sul.
Aprovados em todas as etapas serão convocados para o Curso de Formação Profissional.