Boas notícias para os concurseiros fluminenses! A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) vai chamar mais 800 aprovados no último concurso para a carreira de soldado, cujo edital foi lançado em 2014.
Conforme informações do governo do estado, os convocados vão ingressar no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). No decorrer do ano, mais 1.700 aprovados vão iniciar a formação.
Confira o cronograma de convocações:
- Abril – 800 convocações;
- Julho – 450 convocações;
- Agosto – 450 convocações;
- Novembro – 400 convocações;
- Dezembro – 400 convocações.
A chama dos aprovados foi viabilizada graças a um acordo entre o governo estadual e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que se comprometeu a pagar os salários dos PMs até o fim de 2020.
A convocação dos candidatos é um grande passo rumo a realização do novo concurso PMERJ. Isso porque a corporação afirmou que, antes da publicação de novo edital, todos os aprovados no certame de 2014 precisam ser chamados.
Apesar disso, o coronel Mauro Fliss informou que os estudos relacionados ao novo concurso para soldado já começaram.
Concurso PMERJ 2019: Intenção é recompor quadros da corporação
Desde janeiro deste ano, a Polícia Militar do Rio de Janeiro possui status de secretaria, sendo comandada pelo coronel Rogério Figueiredo. De acordo com o secretário, ele está trabalhando em função da recomposição do quadro de pessoal, principalmente na base, com os soldados.
Embora indefinido, o novo concurso para a carreira está entre as pautas da Subsecretaria Geral de Polícia Militar.
Em 25 de janeiro, o governador Wilson Witzel afirmou que sua intenção é contratar 6 mil novos soldados até 2020. Dentro desse quantitativo, 3 mil admissões serão provenientes do concurso realizado em 2014, ou seja, a outra metade deve ser oriunda de novos certames.
Anteriormente, Witzel havia sinalizado positivamente quando a abertura de concursos anuais com 2 mil oportunidades para soldados.
A investidura na carreira de soldado da PMERJ exige ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria “B”.
Durante o curso de formação, o soldo dos militares é de R$ 2.213,62. Ao término do período, os aprovados passam a perceber vencimento de R$ 3.452,55.
Atualmente, a corporação convive com um grande déficit de servidores. Segundo o secretario, dos 60 mil agentes necessários, apenas 43.800 estão na ativa, ou seja, carência de mais de 16 mil profissionais.
“Esse déficit é mais acentuado na base da pirâmide. Por isso, uma de nossas prioridades é estruturar o nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), para formar novos soldados”, disse o coronel.