Como faz anualmente, a Polícia Militar da Paraíba (PM PB) já iniciou os preparativos do concurso para oficiais. Nesta quarta-feira, 8, a corporação informou que os interessados em concorrer a uma das vagas devem se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.
Isso porque, o concurso da PM PB para oficiais é pioneiro em usar a nota do Enem como parte das etapas de avaliação. A nota obtida no Exame compreende a primeira etapa do certame para admissão ao Curso de Formação de Oficiais (CFO), ingresso em 2020.
Outra recomendação feita pela Polícia Militar da Paraíba foi para que os candidatos aguardem a publicação do edital do concurso PM PB 2019. O documento trará informações importantes, como a data de abertura das inscrições e detalhes sobre as demais fases do certame.
O período de inscrições para o Enem já está aberto. Os candidatos têm até 17 de maio para acessar o site do Inep e registrar a participação na prova nacional. Segundo a corporação, o edital divulgado neste ano terá como requisito de escolaridade apenas ensino médio.
Além disso, para participar da seleção é necessário ter idade entre 18 e 32 anos até o ano da matrícula, ou seja, 2020. Outro requisito imprescindível é ter altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).
De acordo com o último edital, o vencimento inicial para oficiais da Polícia Militar da Paraíba fica em R$ 2.647,93. Ao término do Curso de Formação, ocupando o posto de 2º tenente, o vencimento passa a R$ 6.715,70.
Último concurso foi realizado em 2018 e continua em andamento
A Polícia Militar da Paraíba publicou o último edital para admissão ao Curso de Formação de Oficiais em agosto de 2018. Na época, também foi anunciada seleção para o Corpo de Bombeiros com vagas para o mesmo cargo. O CBM PB também já confirmou novo edital para este ano.
No ano passado foram oferecidas 30 vagas, sendo 25 para o sexo masculino e cinco para o sexo feminino. Os candidatos selecionados devem iniciar o Curso de Formação ainda no decorrer deste ano.
Aportaria informando sobre a obrigatoriedade das inscrições Exame Nacional do Ensino Médio foi anunciada em meados de abril. Com isso, espera-se que o feito do ano passado se repita e o edital, novamente, seja publicado em agosto. Para realizar a inscrição no certame é imprescindível apresentar o número de inscrição no Enem.
Ao que tudo indica, o novo concurso será realizado por meio das mesmas etapas praticadas no último, ou seja, além de exame intelectual (Enem), exames psicológicos e de saúde, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação social e curso de formação.
Atualmente, os participantes estão entregando os exames de saúde. Sendo assim, a próxima fase compreende a realização do TAF, previsto para os dias 14 e 15 de maio.