Concurso Inca: Nova solicitação foi encaminhada, diz presidente de Associação

Instituto Nacional do Câncer precisa realizar novo certame para repor quadro de funcionários. Expectativas para vagas nos níveis médio e superior.



O Instituto Nacional de Câncer (Inca) já solicitou a realização de novo concurso ao Ministério da Economia. A informação foi confirmada à Folha Dirigida pela presidente da Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer (Afinca), Beatriz de Souza Moreira. De acordo com a dirigente, a realização de novo certame é urgente.

Apesar de ter informado que novo requerimento foi enviado ao Ministério da Economia, com o intuito que o concurso ocorra em 2020, Moreira não soube precisar quando a solicitação foi feita e nem quantas vagas foram solicitadas. Até o momento, o órgão ainda não se posicionou sobre o pedido, tampouco sobre o quantitativo solicitado.

A presidente da Afinca também cobra a convocação dos aprovados no último certame. O Ministério Público Federal (MPF) moveu uma ação civil pública, com pedido de liminar, para que a União convoque, no mínimo, 269 aprovados no concurso anterior. A ação pede, ainda, que o prazo de validade da última seleção pública realizada.

Ainda segundo a dirigente, a justiça responderá a ação do MPF até dia 17 de maio, próxima sexta-feira. No entanto, Moreira afirma que mesmo as contratações, a realização do concurso Inca 2020 é indispensável. Isso porque, as contratações dos excedentes do certame anterior supririam apenas demandas emergenciais.

Sem recompor o quadro de servidores, o Inca corre o risco de interromper serviços assistenciais e, por consequência, reduzir consultas, atendimentos quimioterápicos, exames, cirurgias, transplante, sessões quimioterápicas, entre outros.

Inca não realiza concursos desde 2014

Lançado em outubro de 2014, o último concurso do Instituto Nacional de Câncer teve oferta de 558 vagas. As oportunidades foram distribuídas entre as carreiras dos níveis médio, técnico e superior:

  • Assistente em ciência e tecnologia;
  • Analista em ciência e tecnologia .

Em nível superior, algumas das áreas contempladas foram Gerenciamento de Dados de Pesquisa em Câncer, Cooperação Internacional, Desenvolvimento Institucional, Engenharia Clínica, Biomedicina, Fisioterapia, Administração Hospitalar, Desenho Industrial ou Comunicação Visual, Jornalismo, Relações Públicas e Tecnologia da Informação.

Os vencimentos iniciais estabelecidos pelo edital ficaram entre R$ 3.324,00 e R$ 6.310,05.

Na época, a banca organizadora responsável foi a Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva e/ou redação.

Veja mais detalhes sobre a seleção no Edital concurso Inca 2014.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário