Mais um importante passo rumo à publicação do novo concurso da Polícia Militar da Paraíba (PM PB). O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 16, trouxe a portaria que constitui a comissão organizadora do certame. As principais atribuições do grupo de trabalho serão a elaboração do projeto básico e edital, além dos trâmites da escolha banca organizadora. Confira trecho da publicação:
O certame será voltado para admissão ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) para ingresso em 2020.
Ao que tudo indica, o cronograma será semelhante ao do último concurso, realizado no ano passado. O mesmo foi anunciado no mês de abril e teve o edital publicado em agosto, expectativa que segue para este ano.
No dia 8 de maio a corporação anunciou que os interessados em participar da seleção deverão se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota obtida na prova será usada como nota da prova de conhecimentos, primeira fase do certame.
Além disso, a PM PB afirmou que os futuros candidatos devem esperar pela publicação do edital para ter acesso às demais informações, como datas de inscrição e demais etapas de seleção.
Interessados em concorrer a uma das vagas abertas pelo concurso PM PB 2019 devem ficar atentos. O período de inscrições para o Enem termina amanhã, 17 de maio. As candidaturas devem ser efetuadas junto ao site do Inep.
Confira os pré-requisitos para investidura na carreira:
- Ter ensino médio completo;
- Ter idade entre 18 e 32 anos até o ano da matrícula, ou seja, 2020;
- Ter altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres), entre outros.
Último concurso PM PB
Em 2018, quando foi realizado o último concurso para admissão ao Curso de Formação de Oficiais, a PM PB abriu 30 vagas, sendo 25 para o sexo masculino e cinco para o sexo feminino.
O certame segue em andamento e os aprovados devem iniciar o Curso de Formação ainda no decorrer deste ano. No início desta semana, nos dias 14 e 15, os 78 candidatos habilitados até então, passaram pelo teste de aptidão física. Aprovados serão encaminhados para a próxima e última fase, a avaliação social.
O concurso deste ano deve ser realizado por meio das mesmas etapas praticadas no último, ou seja:
- Exame intelectual (realizado por meio da nota do Enem);
- Exames psicológicos e de saúde;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Avaliação social.
Após a publicação do resultado final, os aprovados são convocados para matrícula no Curso de Formação.
Segundo o edital, a remuneração inicial para oficiais da Polícia Militar da Paraíba fica em R$ 2.647,93. Ao término do Curso de Formação, ocupando o posto de 2º tenente, o vencimento passa a R$ 6.715,70.