O Nubank inaugurou seu primeiro escritório internacional essa semana. Situado no México, essa nova medida dá início a um processo de expansão internacional que pode se estender para outros países com o decorrer do tempo. Assim, o escritório mexicano inicia suas operações com 20 profissionais e com a intenção de emitir os primeiros cartões internacionais no segundo semestre.
A expansão internacional da marca “Nu” se inicia após cerca de seis anos do seu surgimento no Brasil. O Nubank se popularizou entre os brasileiros devido a sua facilidade em relação a burocracias e seus cartões sem taxa de anuidade. Atualmente, a fintech possui cerca de 8,5 milhões de clientes.
Condições mexicanas são ideais
De acordo com a vice-presidente de operações do Nubank, Cristina Junqueira, o movimento de internacionalização se iniciou no México devido as condições semelhantes com o Brasil. Assim como em território brasileiro, o México possui um alto número de cidadãos desbancarizados e um amplo acesso a internet móvel.
Além disso, o país também possui um setor bancário extremamente concentrado. Dessa forma, dados demonstras que mais de 80% dos ativos financeiros mexicanos estão concentrados em apenas cinco instituições, situação semelhante a do Brasil.
Segundo Cristina, as famílias mexicanas possuem maior facilidade de adesão aos cartões de crédito para suprir os gastos, fato que aumenta as oportunidades necessárias para a fintech.
A empresária ainda afirma que outra facilidade é a aprovação da regulamentação do funcionamento de fintechs no país, o que gera um ambiente semelhante ao de quando o Nubank começou a atuar no mercado financeiro brasileiro.
Desse modo, os valores gastos para o início das operações do Nubank no México não foram divulgados. Porém, é de conhecimento público que os gastos foram menores que os gastos realizados no Brasil para o início do banco digital.
Além disso, o Nubank também esclareceu que não utilizará recursos dos 180 milhões de dólares recebidos pelo Nubank da empresa de internet Tencent, efetuado em outubro do ano passado.
Confira: Insatisfeitos com bancos tradicionais, clientes recorrem ao cartão Nubank.
Crescimento do Nubank
A fintech brasileiro surgiu há pouco mais de cinco anos. Nesse curto período, o Nubank já recebeu mais de 400 milhões de dólares em investimentos de diversas empresas mundiais. Entre elas, estão investidores como a Tiger Global Management, Tencent, Kaszek Ventures e Sequoia Capital.
Dessa forma, mesmo com o início do processo de internacionalização, a vice-presidente assegura que o principal foco do Nubank continuará sendo a ampliação dos serviços oferecidos no Brasil.
Juntamente com a expansão de clientes e serviços, a empresa também cresce no seu número de funcionários. Atualmente, a fintech conta com cerca de 1,5 mil funcionários para a execução de suas operações.
Uma das últimas inovações lançadas pelo Nubank foi o início de contas de pagamentos, a NuConta. Além disso, a fintech também deu início ao processo de oferta de crédito pessoal no país, serviço que deve ser lançado em larga escala para todos os clientes em poucos meses.