Você já teve seu cartão de crédito bloqueado enquanto fazia compras em um estabelecimento comercial? Os bancos geralmente informam o cliente quando o cartão está bloqueado. Também relatam se uma atividade incomum é detectada. Entretanto, em alguns casos isso não ocorre.
Aqui estão alguns exemplos de motivos pelos quais o seu cartão de crédito pode ser bloqueado.
Uso em um local diferente
Isso acontece quando você usa seu cartão regularmente em um determinado país ou região e, de repente, o utiliza no exterior. Como esse é um padrão de gastos incomum no cartão, o banco suspeita que isso é uma atividade fraudulenta.
É aconselhável informar seu banco se você planeja usar seu cartão no exterior. Muitas vezes, o uso internacional de cartões é bloqueado pelos bancos. Sendo assim, você terá que desbloquear a função antes de viajar para o exterior. No entanto, se este não for o caso do seu cartão e se você usá-lo em um local diferente, o banco poderá bloquear temporariamente seu cartão.
Erros técnicos
Às vezes, erros técnicos por parte do banco podem resultar no bloqueio do seu cartão. Isso geralmente acontece quando há atualizações tecnológicas ou quando são introduzidos sistemas avançados de pagamento.
O comerciante onde você usa o cartão pode não ter atualizado seu sistema ou pode haver problemas técnicos no banco. Nesses casos, seu cartão pode estar bloqueado. Embora esse seja um fenômeno temporário e possa ser resolvido automaticamente, às vezes, seu cartão pode continuar bloqueado.
Mudança de termos
Os bancos mudam constantemente seus termos e condições que regem os cartões de crédito e o uso. Embora os bancos geralmente informem essas mudanças para os clientes, seja enviando correspondências ou colocando essas alterações em seus sites, a maioria desses anúncios passa despercebida. Uma dessas mudanças em termos refere-se ao bloqueio de cartões, dependendo do uso.
Assim, se o banco descobrir que você tem irregularidades nos pagamentos de outros cartões de crédito, o cartão que você mantém com o banco pode ser bloqueado. Isso pode ser porque o banco verifica seu relatório de crédito com a agência de crédito ou porque você tem vários cartões com o mesmo banco em que o valor do crédito está em questão.
Compra incomum
Os bancos estão geralmente atentos no padrão de suas despesas no cartão de crédito. Se você fizer uma compra incomum de alto valor, suspeita-se que isso seja uma atividade incomum.
Inserindo dados incorretos
Outra razão pela qual seu cartão pode estar bloqueado pode ter sido a inserção incorreta de informações ao tentar realizar uma transação. A inserção repetida de endereço incorreto ou número de CVV também pode resultar no bloqueio do cartão pelo banco, pois suspeita-se de uso fraudulento.
Enquanto você não pode controlar bloqueio do seu cartão de crédito, certamente você pode evitar a situação, cuidando do uso do cartão de crédito. Se houver um declínio contínuo nas transações, você deve parar de usar o cartão, pois o banco irá bloqueá-lo. Da mesma forma, é importante inserir as informações corretas enquanto você usa o cartão.
Lembre-se de ligar para o banco e verificar suas transações incomuns para desbloquear o cartão, em vez de assumir que esse erro será corrigido automaticamente.