Mais um concurso pode sair do papel nos próximos meses. A Agência Nacional do Cinema (Ancine) deu andamento ao processo de solicitação de concurso público ao Ministério da Economia. Se aprovado, a agência federal pode abrir vagas em diversas funções com este certame. Todo o processo depende do aval do Ministério da Economia.
Caso o certame ocorra, as etapas provavelmente devem ocorrer na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O último concurso, realizado em 2013, teve três etapas, que serviram para selecionar 69 candidatos para ocupar os cargos efetivos dentro do serviço público federal.
Além disso, para o cargo de Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual, foi realizado um Curso de Formação.
Solicitação
De acordo com informações da Ancine, foram solicitadas vagas para as seguintes funções:
- Especialista em regulação, com seis vagas.
- Analista administrativo, com uma vaga.
- Técnico administrativo, com duas vagas.
- Técnico em regulação, com seis vagas.
As funções que exigem nível superior possuem remuneração inicial de até R$ 15.516,12. Já os cargos que exigem nível médio/técnico, oferecem salários iniciais de até R$ 7.846,37. A carga horária destas funções é de 40 horas semanais.
Concurso Anterior
O concurso anterior, como dissemos, foi realizado em 2013. A banca examinadora que coordenou o processo foi o CESPE/UnB. Na época, foram aplicadas provas objetivas, de conhecimentos específico e uma prova discursiva. Também houve prova de títulos para os cargos e um curso de formação para o cargo de Especialista.
As provas objetivas, discursivas, de títulos e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência foram realizadas no município do Rio de Janeiro.
Vagas
A Ancine tem um grande número de cargos vagos. Este número tende a aumentar devidos as licenças, aposentadorias e falecimento de servidores do órgão. A expectativa é que a solicitação seja aprovada no Ministério da Economia e que até 2020 as provas sejam aplicadas.
O que cai nas provas do Concurso Ancine?
Língua Portuguesa, Inglês, Noções de Direito Administrativo e Noções de Direiro Constitucional. Além disso é cobrado o Histórico, Fundamentos, e Legislação Específica do Audiovisual. Outro item cobrado é a regulação econômica e agências reguladoras e defesa da concorrência. Outros conhecimentos também são cobrados, de acordo com os cargos específicos.
A prova discursiva consiste em:
Especialista em Regulação Cinematográfica e Audiovisual áreas 1 e 3 – Estudo de caso e questões sobre os conhecimentos específicos da área escolhida pelo candidato.
Analista Administrativo – Questões que abrangem conhecimentos específicos da área escolhida pelo candidato.