Nesta segunda-feira, 10, foram abertas as inscrições para o concurso para Guarda Municipal de Belo Horizonte (BH), em Minas Gerais. O certame havia sido suspenso desde maio e foi retomado em junho. As 500 vagas foram mantidas, porém o concurso passou a incluir Pessoas com Deficiência (PcD).
Das 400 vagas destinadas para homens, 280 são para ampla concorrência, 80 para negros e 40 para PcD. Para as mulheres, a corporação oferece 100 oportunidades de ingresso, sendo 70 chances para ampla concorrência, 20 para negras, e dez para PcD.
O concurso para o cargo de guarda municipal de BH oferece a remuneração inicial de R$ 2.869,16, além disso, os aprovados no certame terão direito a benefícios como vale-transporte, vale-refeição e bonificação por cumprimento de metas. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Concurso Guarda Municipal BH 2019: Fases e data das provas
As prova objetiva será aplicada no dia 18 de agosto, na cidade de Belo Horizonte. A avaliação será composta de 50 questões, sendo dez de Língua Portuguesa, 20 de Legislação, cinco de Noções de Informática, oito de Noções de Geografia Urbana e sete sobre a História de Belo Horizonte.
Cada questão da prova terá o valor de dois pontos. Para os candidatos serem aprovados nessa primeira fase, deverão alcançar, no mínimo, 60% dos pontos, e não zerar em nenhuma disciplina. No dia 20 de agosto serão divulgados os gabaritos preliminares.
Após a aprovação na prova objetiva, acontecerá o julgamento de títulos e 4 mil candidatos, que alcançaram as melhores classificações, serão chamados para teste físico, incluindo as pessoas com deficiência.
A prova física será composta dos seguintes testes:
- Homens: força muscular (flexão abdominal), resistência aeróbica (corrida de 2.400 metros) e barra horizontal;
- Mulheres: força muscular (flexão abdominal), resistência aeróbica (corrida de 2.400 metros) e barra estática.
Os candidatos aprovados em todas as etapas do concurso para o cargo de guarda municipal de BH, ainda deverão passar por um curso de formação, de caráter obrigatório.
Nas provas físicas, o concorrente com deficiência poderá usar tecnologias que já utilize no dia a dia, assim como durante o curso de formação e estágio probatório. Porém, não serão autorizadas adaptações adicionais.
Inscrições e isenção
Os interessados podem se inscrever no concurso para guarda municipal de BH até o dia 9 de julho de 2019 pelo site da banca examinadora Fundação Guimarães Rosa (FGR). A taxa de inscrição é de R$ 92,50. O pagamento do boleto será aceito até 12 de julho.
Todas as pessoas que já tinham se candidatado e pagaram a taxa, até 17 de maio, são consideradas inscritas no concurso.
A isenção da taxa de inscrição poderá ser solicitada apenas por membros de família de baixa renda e por inscritos no programa CadÚnico. Para isso, devem preencher formulário específico de 10 a 12 de junho pelo portal da FGR. As mais de 6 mil solicitações de isenção já concedidas antes da retificação estão mantidas.
Para mais detalhes, veja Edital concurso Guarda Municipal BH 2019.