A previsão era que o edital do concurso IBGE 2019, para área de analista censitário, fosse publicado na sexta-feira, 21 de junho. A página de inscrições para este concurso do órgão já foi criada pela banca no dia 17 de junho. No entanto, o Instituto AOCP, que será a banca organizadora de todo certame, afirmou que o documento deve ser divulgado agora no mês de julho.
Segundo o novo projeto básico do concurso IBGE, as 400 vagas temporárias de analista censitário são as seguintes:
- Analista de Planejamento e Gestão (1 vaga)
- Antropologia ou Sociologia ou Ciências Sociais (12)
- Analista de Geoprocessamento (24)
- Análise de Sistemas – desenvolvimento e aplicações web/mobile (18)
- Análise de Sistemas – suporte a comunicações e rede (6)
- Análise de Sistemas – suporte operacional e de tecnologia (4)
- Análise de Sistemas – suporte à produção (4)
- Análise Socioeconômica (7)
- Biblioteconomia e Documentação (4)
- Ciências Contábeis (30)
- Desenho Instrucional (1)
- Economia (28)
- Estatística (2)
- Gestão e Infraestrutura (142)
- Jornalismo (35)
- Letras (1)
- Logística (5)
- Métodos Quantitativos (55)
- Produção Gráfica/Editorial (2)
- Programação Visual/Webdesign (11)
- Recursos Humanos (7)
As 400 vagas exigem nível superior e serão distribuídas pelas 26 capitais do país, além de Distrito Federal. Os aprovados no certame do IBGE como analistas censitários poderão ser contratados a partir de setembro de 2019, de acordo com a portaria autorizativa.Os convocados irão atuar no Censo Demográfica 2020.
Segundo o projeto básico, os contratos terão duração de um ano, prorrogável por até 36 anos. Sendo que desta forma, poderão chegar a até quatro anos de validade. Os ganhos dos analistas será de R$ 4.200.
Provas IBGE 2019
Os candidatos do concurso IBGE serão avaliados por meio de provas objetivas, que irão acontecer de forma simultânea nas 26 capitais dos estados e no Distrito Federal. Segundo projeto do edital, a avaliação contará com 60 questões e será realizado em um domingo, durante o período da tarde.
Para a área de Métodos Quantitativos a prova contará com 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Conhecimentos Específicos. Para os concorrentes de Letras, a prova terá 12 questões de Raciocínio Lógico e 25 Específicas.
Já as para os demais concorrentes, a prova objetiva será composta por 15 questões de Língua Portuguesa, 35 de Conhecimentos Específicos e dez de Raciocínio Lógico. Todos os candidatos terão no máximo até quatro horas para terminarem a avaliação.
Quer estudar para o concurso? Confira conteúdo programático no Edital IBGE analista censitário 2017.
Veja mais: Concurso IBGE recebe inscrições para 209 vagas até domingo