O dia começa com uma excelente notícia para os concurseiros paulistas! Está autorizado o novo concurso da Polícia Civil de São Paulo (PC SP). A portaria autorizativa foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 4. O quantitativo de vagas? Nada menos que 2.939 oportunidades! Confira os cargos contemplados pelo aval.
- Investigador (900 vagas);
- Escrivão (1.600 vagas);
- Delegado (250 vagas);
- Médico Legista (189 vagas).
Veja a publicação na íntegra:
Todos os cargos autorizados exigem ensino superior completo, sendo em qualquer área de formação para os dois primeiros, em Direito para delegado e Medicina para médico legista.
De acordo com o último certame, publicado em 2018 e ainda em andamento, os ganhos iniciais variam de R$ 3.743,98 a R$ 9.888,07, dependendo do cargo pretendido.
Conforme a portaria, os aprovados serão contratados em 2020, ou seja, o certame pode estar próximo de ser publicado. Contudo, é importante frisar que é esperado que o último certame seja homologado antes do lançamento de novo edital.
A expectativa é que isso aconteça dentro de pouco tempo, uma vez que a corporação registra um déficit de servidores significativo. De acordo com o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de São Paulo (Sindpesp), atualmente a PC SP tem 13.862 cargos vagos em todo o estado. Além disso,
O sindicato classifica a corporação como “envelhecida e insuficiente”. No entanto, sem concurso válido, no entanto, não há como sanar o déficit.
Concurso PC SP 2019: Governador prometeu reforços na corporação
Durante entrevista coletiva na última quinta-feira, 30, o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que reforço no contingente da Polícia Civil é uma prioridade de sua gestão. Na ocasião, o líder do executivo afirmou que ampliaria o número de delegados, escrivães e investigadores.
A promessa de reestruturação no quadro de efetivos da corporação é uma promessa de Doria desde a época da campanha. Depois de eleito, o governador afirmou que a intenção para os próximos quatro anos é preencher 21 mil vagas nas Polícias Civil e Militar. Desse total, 13 mil seriam para a Polícia Militar e 8 mil para a Polícia Civil.
Em abril deste ano, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que o governo do estado já estava estudando a viabilidade do novo certame.
Último concurso PC SP segue em andamento
Como já mencionado, o último concurso para a PC SP foi aberto em 2018. Na época, foram abertas 2.700 vagas. A banca organizadora responsável por realizar todas as seleções, tanto as de nível médio, quanto as de nível superior, foi a Fundação Vunesp.
O quantitativo foi distribuído entre as carreiras de nível médio (agente de telecomunicações policial, agente policial, papiloscopista e auxiliar de papiloscopista) e nível superior (delegado, investigador e escrivão).
Apenas os três últimos, acrescidos do cargo de médico legista, estão previstos para o concurso PC SP 2019. Segundo os últimos editais abertos, o processo de avaliação constou das seguintes etapas:
- Prova preambular (eliminatória e classificatória);
- Prova Escrita (eliminatória e classificatória);
- Investigação Social (eliminatória);
- Prova Oral (classificatória e eliminatória);
- Prova de Títulos (classificatória).
A prova preambular foi composta por questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Foram cobrados itens do seguinte conteúdo programático:
Investigador: Língua Portuguesa, Noções de Direito, Noções de Criminologia, Noções de Lógica, Noções de Informática e Atualidades.
Escrivão: Língua Portuguesa, Noções de Direito, Noções de Informática, Noções de Criminologia, Noções de Lógica e Atualidades.
Delegado: Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Penal, Legislação Especial, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Administrativo e Direito Civil, Medicina Legal e Noções de Informática.