Os concurseiros devem ficar de olho nas novidades do concurso Polícia Civil de São Paulo (PC SP). O Governo do Estado de São Paulo já deu andamento com a previsão do edital e das etapas do certame. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP SP), a liberação do edital deve ocorrer em 2020.
O órgão vai ofertar 2.939 vagas neste certame. Todo o processo já foi aprovado pelo governo estadual. Confira a distribuição das vagas:
- Delegado de Polícia (250 vagas);
- Médico legista (189 vagas);
- Escrivão de Polícia (1.600 vagas);
- Investigador de Polícia (900 vagas).
Todos os cargos requerem nível superior, sendo específico em Direito para delegado e medicina para médico legista.
As funções do certame possuem remuneração inicial que varia de R$ 3.743,98 a R$ 9.888,07. De acordo com o governador João Doria, a iniciativa tem como objetivo valorizar a corporação.
“Estamos autorizando a contratação de quase 3 mil policiais civis. A ação é parte da nossa política de segurança pública, que vai transformar a polícia de São Paulo na mais bem preparada do País. Investimos em equipamentos, treinamento e no reforço do nosso contingente de policiamento e investigação”, explicou.
Concurso PC SP: Últimos editais foram lançados em 2018
Os concursos anteriores, foram realizados em 2018. A banca examinadora que coordenou os processos foi a Vunesp. Na época, foram aplicadas provas objetivas, de conhecimentos específico e uma prova discursiva.
As vagas ofertadas foram as de agente policial, agente de telecomunicações policial, papiloscopista e auxiliar de papiloscopista. Também houve seleção para o cargo de delegado, investigador e escrivão. Na época, foram registradas 104.588 candidaturas para os cargos.
Os certames da PC SP geralmente apresentam as seguintes etapas:
- Prova objetiva de múltipla escolha;
- Prova dissertativa;
- Prova de capacidade psicológica;
- Prova de capacidade física;
- Investigação Social;
- Prova de títulos.
A formação dos policiais de São Paulo ocorre na Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” (Acadepol). O período de treinamento é de aproximadamente quatro meses. Também é realizado uma espécie de estágio nas unidades policiais. Depois da conclusão do curso, os aprovados são distribuídos para todas as regiões do Estado.