O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai selecionar fiscais para trabalhar no Enem. Os profissionais serão responsáveis pela aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 3 e 22 de julho.
Podem participar os servidores públicos federais e professores das redes públicas de ensino estaduais e municipais. Nos dias do Enem, 3 e 10 de novembro, os certificadores vão atuar como representantes do Inep. Além da aplicação das provas, eles serão responsáveis por conferir outros procedimentos.
O trabalho será remunerado. Os valores serão os seguintes: R$ 342, sendo R$ 28,50 por hora cumprida. Os interessados poderão se inscrever pelo sistema ou pelo aplicativo da Rede Nacional de Certificadores (RNC).
Antes da inscrição, é necessário fazer um cadastro pela internet. Somente após essa etapa é que o candidato fica habilitado a se inscrever na RNC. Aqueles que realizaram o cadastro em anos anteriores poderão atualizar as informações pessoais.
Critérios
Além de serem servidores públicos federais ou professores da rede pública, o interessado também precisa:
- Ter formação mínima em ensino médio.
- Não estar inscrito como participante do Enem 2019.
- Não ter cônjuges/companheiros ou parentes — em linha reta, colateral ou por afinidade de até terceiro grau — inscritos no Enem 2019.
- Não ter vínculo com as atividades do processo logístico de elaboração, impressão, distribuição e aplicação ou de observação da aplicação do Enem e nem com o processo de correção da redação.