Os brasileiros podem fazer seguros de praticamente qualquer coisa. Os motoristas podem obter seguro de automóveis. Inquilinos e proprietários de imóveis podem fazer seguros contra roubo e danos. Empresas podem se segurar contra ações judiciais. Isso é apenas uma fração dos serviços.
O Insurance Information Institute divulgou que US$ 1,1 trilhão em valores foram pagos às seguradoras em 2014. Para lidar com a demanda, a indústria empregou cerca de 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo.
No Brasil, a Caixa Seguradora está entre as grandes empresas desta área. A companhia, inclusive, está com vagas de emprego abertas em diversas áreas.
Carreira
Os trabalhadores podem entrar no setor de seguros com um diploma do ensino médio e até com um diploma de pós-graduação. No entanto, ao contrário de alguns campos, nos quais as barreiras educacionais são mais fáceis de serem quebradas no mundo dos seguros.
Atuário
Os atuários avaliam o risco para que possam definir prêmios. Eles geralmente se especializam em um tipo de seguro. Por exemplo, atuários de seguros de propriedade analisarão dados sobre desastres naturais para determinar quanto a companhia de seguros teria que pagar em benefícios. Isso ajuda a empresa a estabelecer prêmios apropriados para que ela possa continuar lucrativa mesmo que ocorra um desastre.
Avaliador
Quando um segurado precisa fazer uma reclamação – talvez devido a um acidente de carro, roubo em casa ou danos – a companhia de seguros deve avaliar os problemas e compensar o segurado. Para fazer isso, um avaliador conduz entrevistas, inspeciona a cena e reúne outras informações para ter uma noção clara do que aconteceu.
Esta informação é reportada a um examinador de reclamações. O avaliador, então, faz uma oferta específica ao reclamante sobre quanto a empresa pagará. Se esse valor for rejeitado, o avaliador trabalha com os advogados da empresa para respaldar a posição da empresa.
Examinador
Os examinadores trabalham em estreita colaboração com os avaliadores de reivindicações. Eles analisam as reivindicações enviadas para determinar se devem ser pagas ou negadas. Seu trabalho principal, então, é decidir se as alegações são razoáveis.
Departamento Administrativo
Os funcionários fazem o trabalho administrativo, bem como as reclamações feitas. Eles garantem que os registros estejam atualizados para que seus colegas – avaliadores, agentes de vendas, examinadores e outros – estejam trabalhando com informações precisas.
Investigador
Se o examinador acredita que uma alegação é suspeita, ele ou ela encaminha o caso para um investigador. A função é proteger a empresa de suspeitas de fraude de seguro. Um investigador pode, por exemplo, fazer uma pesquisa inicial para descobrir se um incêndio foi proposital, o que constituiria fraude e invalidaria a reivindicação.
Agente de vendas
Como o nome indica, os agentes de vendas vendem apólices de seguro de todos os tipos para os clientes. Eles trabalham em três áreas gerais: seguros de propriedades e acidentes; seguro de vida; e seguro de saúde.
Seu objetivo é ajudar os clientes a comprar um plano que atenda às suas necessidades, seja uma empresa que precisa se segurar contra a responsabilidade pelo produto ou um indivíduo que precisa cobrir um carro contra roubo. Os agentes ajudam os clientes a considerar custos premium, franquias e outras considerações financeiras.
Salários
Muitas carreiras de seguros exigem apenas um diploma do ensino médio para a entrada. Entretanto, muitos trabalhadores de nível superior precisam ter até pós-graduação, dependendo da área. O alcance das qualificações acadêmicas necessárias significa que há uma faixa correspondente de salários disponíveis no subsetor.
Vagas
No setor de seguros, os atuários têm o maior potencial de altos salários. Em segundo lugar vem os agentes de vendas de seguros. Se você se interessa pelo mercado de seguros, a Caixa Seguradora está com diversas vagas abertas. Para saber mais informações, basta clicar aqui.