O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ) anunciou que foram autorizadas 50 vagas para ingresso no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II.
Para participar da seleção, é preciso ter concluído ou estar no último ano do Ensino Médio. Não há limite de idade. Os interessados podem utilizar as notas do 1º Exame de Qualificação do Vestibular da UERJ. Também podem se inscrever no 2º Exame de Qualificação. As inscrições serão de 16 de julho a 12 de agosto.
O efetivo atual do Corpo de Bombeiros do Rio é de cerca de 13 mil militares. São 10 mil praças e 3 mil oficiais. De acordo com a instituição, o atendimento à população mantém nível de excelência o que foi comprovado em pesquisa do Projeto Avalie em 2017 que atestou a nota de 9,52 em grau de satisfação do serviço pela sociedade.
Conforme a Lei n° 5175 de 28 de dezembro de 2017, que define o número do efetivo do Corpo Militar de de Bombeiros do Rio, o quadro deve ser de 23.450 servidores.
Último certame
O último edital de concurso do Corpo de Bombeiros RJ para soldado foi publicado de 2014. Foram ofertadas 520 vagas, além da formação de cadastro de reserva. Deste total, 400 foram para a função de soldado e 120 para técnico de enfermagem.
O prazo de validade da seleção expirou em 2018, já com a prorrogação. Em maio de 2017, excedentes pediram por novas convocações. Os aprovados alegaram que a corporação trabalhava apenas com 10% do efetivo, pouco mais de 700 soldados, sendo que a lei estabelecia um efetivo de 7.024 servidores.
Provas
A primeira etapa consistirá nas provas do vestibular da UERJ. Serão questões objetivas e discursivas aplicadas pela instituição. A prova de múltipla escolha acontecerá no dia 15 de setembro. Já as provas discursivas não tem uma data definida.
Durante o curso de formação, a remuneração bruta dos aprovados é de, aproximadamente, R$ 3,2 mil. Após três anos da conclusão, os ganhos sobem para R$ 6 mil. Para mais informações sobre o certame da UERJ, clique aqui. O edital do curso de formação deve ser disponibilizado em setembro.