Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram por unanimidade, os projetos de lei 195 e 196/2019. Os documentos são de autoria do Executivo Municipal. Eles propõem a realização de um concurso público para provimento de cargo na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Conforme o texto da mensagem do executivo, a proposta prevê, além da abertura de novos cargos, a exclusão de cargos obsoletos. Também prevê e a criação de novas nomenclaturas para o quadro de recursos humanos da Secretaria.
Segundo o líder do prefeito na Casa Legislativa, vereador Marcel Alexandre (PHS), os novos cargos devem suprir a necessidade de recursos humanos e aprimorar os serviços de saúde prestados à população de Manaus.
“A intenção da gestão da Secretaria de Saúde é atualizar as denominações de cargos existentes, para adequar à realidade do mercado de trabalho. Com a aprovação do projeto poderão ser realizados concursos públicos, para suprir as vagas de servidores que foram aposentados, falecidos, demitidos, exonerados, entre outros”, justifica o parlamentar.
O projeto passou pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), Finanças, Economia e Orçamento (CFEO), Saúde e a Comissão de Serviço e Obras Públicas.
Vagas
Serão criadas 2.652 vagas na área da Saúde. Entre as funções, destacam-se:
- Técnico Administrativo
- Farmacêutico
- Clínico Geral
- Médico do Trabalho
- Nefrologista Pediatra
- Intensivista Neonatologista
- Neuropediatra
- Socorrista
- Pediatra
- Patologista
A função de médico é a que oferece a melhor remuneração. Os ganhos variam entre R$6.933,96 e R$13.867,91. Já a carga horária é de 20 a 40 horas semanais, respectivamente.
O quadro geral da Semsa Manaus será beneficiado pela criação de vagas para o concurso. Dentro do total, 486 vagas são para funções de nível superior. Já para os cargos de níveis fundamental e médio serão abertas mais de 1.500 oportunidades.
Interessados nas vagas de agente comunitário de saúde, agente de combate à zoonoses, agente de combate à endemias, auxiliar de saúde bucal e técnicos em geral devem ficar atentos. A criação das vagas abre portas para o certame ocorrer ainda em 2019.