O dia de trabalho no Brasil normalmente ocorre das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Durante o período existe uma pausa não remunerada de uma hora. A média de horas semanais trabalhadas é de 40 horas. Por lei esse valor não deve exceder 44 horas.
Quanto às férias anuais, os trabalhadores têm direito a um período de férias de 30 dias após permanecerem no emprego por um ano. Esse período pode ser dividido em três partes. Há oito feriados nacionais por ano – incluindo o Natal e o Ano Novo.
Devido ao competitivo mercado de trabalho, uma das maneiras mais fáceis para os candidatos encontrarem um emprego no Brasil é através de especializações. A maior parte da demanda de empregos é encontrada no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Competências
Na Pesquisa de Escassez de Talentos do ManPowerGroup de 2018, 34% dos empregadores no Brasil relataram dificuldades na contratação de novos funcionários. Embora este seja o valor mais baixo desde o início da pesquisa em 2006, muitas indústrias ainda estão sofrendo escassez em papéis como:
- Representante de vendas
- Contadores, auditores e analistas financeiros
- Profissionais de saúde
- Profissionais de TI
- Engenheiros (químicos, civis, eletrônicos e mecânicos).
A falta de habilidades era o maior obstáculo para o preenchimento de vagas. A falta de habilidades pessoais e a falta de experiência também são citadas como razões por trás da escassez de talentos.
Vagas de emprego
O Brasil é o lar de uma próspera indústria agrícola, sendo o maior produtor mundial de gado de corte, frutas tropicais e cana-de-açúcar e produtores de café líderes do mundo há mais de um século.
Além da agricultura, o setor industrial do Brasil – que produz aviões, carros, computadores e muito mais – é particularmente próspero. O país também possui uma indústria bancária financeiramente poderosa, com uma forte moeda nacional. Além disso, é um dos principais produtores mundiais de energia hidrelétrica.
Encontrar um caminho para o mercado de trabalho pode ser difícil, já que a maioria das empresas brasileiras busca profissionais qualificados. Entretanto, não é impossível.
Diversas empresas estão com vagas abertas para funções na área de segurança. São vagas para vigilantes, bombeiros civil e seguranças. Essas profissões exigem um alto grau de habilidades específicas.
De acordo com levantamento de salários do Glassdoor, profissionais dessas áreas podem ganham mais de R$ 3.000 mensais. Os valores variam conforme a empresa e o local de trabalho.
No momento, existem 158 vagas de emprego abertas para a função de Bombeiro Civil. As vagas abrangem todo o Brasil. Para se candidatar, clique aqui. Não é cobrado taxa de inscrição dos participantes.
Já para a função de Vigilante existem 744 vagas de emprego abertas no Brasil. Para se inscrever, acesse o site de recrutamento.
Na função de Segurança existem 5.926 vagas de emprego abertas. As oportunidades estão em diversos estados brasileiros. Clique aqui para se candidatar.