Encontrar emprego em Portugal tem sido mais difícil nos últimos anos. Isso se deve a crise econômica do país. Entretanto, há sinais de melhoria econômica e profissional. Com as qualificações e pesquisas certas, pode ser possível encontrar um bom emprego. Você também pode considerar começar o seu próprio negócio em Portugal.
Você pode encontrar alguns obstáculos para encontrar um emprego em Portugal. Há um número crescente de graduados e assim a concorrência no mercado de trabalho aumentou. Contudo, ainda há escassez para trabalhadores altamente qualificados e indústrias em crescimento.
Se planeja procurar emprego em Portugal, prepare-se pesquisando o mercado de trabalho. É um importante passo antes de se mudar. É preciso criar expectativas realistas para si próprio. Aqui está um guia para você começar sua busca de emprego em Portugal.
Empregos disponíveis em Portugal
A indústria do turismo é vital para a economia de Portugal. Existe uma variedade de empregos sazonais e de meio período oferecidos em toda a indústria. Esses empregos se concentram particularmente na área de hotelaria e restauração.
Nos últimos anos, o setor de centrais de atendimento também cresceu. Eles oferecem boas oportunidades para trabalhadores multilíngues. O setor de comércio, reparos e construção também experienciam crescimento de empregos.
À medida que o setor manufatureiro se moderniza, mais empregos especializados também estão sendo criados em Portugal. Para os diplomados que procuram trabalhar para as grandes empresas, Lisboa é o local ideal para se estar.
Lá existem empresas multinacionais como a Nokia, a Samsung e a Nestlé. Também existe a sede da Energais de Portugal e da Portugal Telecom. O governo português também está encorajando empresários a iniciarem negócios no país.
Regras trabalhistas em Portugal
Os funcionários em Portugal normalmente trabalham 40 horas por semana. São oito horas por dia, embora a lei trabalhista permita flexibilidade em certos casos até o limite de 60 horas por semana ou 12 horas por dia.
Os empregados de tempo integral têm direito a férias anuais de 22 dias. Também existem nove feriados obrigatórios no país.
Os contratos de emprego em Portugal funcionam de forma semelhante a muitos países europeus, com contratos de trabalho permanentes, especiais, tempo determinado e intermitentes.
Onde estão os empregos disponíveis?
Embora o nível de desemprego tenha aumentado praticamente em todos os grupos ocupacionais, alguns funcionários ainda são necessários nas seguintes ocupações:
Turismo, hotelaria e restauração (essencialmente sazonal): Cozinheiros, Empregados domésticos e funcionários para bares.
Setor agrícola (emprego sazonal), especialmente no setor das frutas e hortaliças.
No sector da saúde, em especial médicos.
Tecnologia da informação, principalmente pessoas com perfis muito específicos e habilidades técnicas.
Telemarketing (abrangendo funções administrativas, de recursos humanos, contabilidade e supervisão de gestão).
Alguns profissionais com competências linguísticas muito específicas e difíceis de encontrar em Portugal.