O Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizado em outubro, em datas ainda não confirmadas. Contudo, o período de inscrições para a seleção de fiscais de prova já foram apertas pelo Inep. Os candidatos que forem aprovados farão parte da Rede Nacional de Certificadores (RNC) e serão capacitados para exercer tal função.
O fiscal de prova deverá ser o responsável pela certificação e fiscalização da aplicação das provas do Enem 2019. Segundo o Edital, os interessados em se inscreverem no processo para fiscais deverão ser servidores públicos federais, efetivados e em exercício.
Além disso, professores das redes municipais e estaduais de ensino registrados no Censo Escolar 2018 também poderão participar. Os demais pré-requisitos para participar da seleção são:
- Não estar inscrito no Enem 2019;
- Possuir, no mínimo, formação no ensino médio;
- Não ter cônjuge, parentes de até 3º grau ou companheiros inscritos no Enem 2019;
- Não ultrapassar 120 horas de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC) anuais, caso seja servidor público;
- Não ter vínculo com as atividades do processo logístico de elaboração, impressão, distribuição e aplicação ou observação da aplicação da prova. Também não é permitido estar relacionado ao
- processo de correção da redação;
- Não ultrapassar o valor de R$ 40 mil de recebimento anual de Auxílio Avaliação Educacional (para docentes);
- Possuir um smartphone ou tablet com acesso à internet móvel e compatível com Android ou iOS. Também necessário disponibilidade de computador com acesso à internet para realização do curso de capacitação.
Inscrições e Remuneração
As inscrições para ser fiscal do Enem 2019 já podem ser realizadas por meio do site de Certificadores do Inep, ou pelo aplicativo da Rede Nacional de Certificadores até Às 23h59min doo dia 2 de julho. Para isso, é preciso realizar um cadastro prévio para posteriormente realizar a inscrição para fiscal.
Durante o ato de inscrição, o candidato deverá escolher até três cidades ou sub-regiões, caso tenha essa disponibilidade, para sua atuação. Assim que a inscrição for realizada, o candidato poderá acessar a página de acompanhamento, na qual encontrará notícias sobre as avaliações e os exames.
Além disso, ele poderá também ter acesso as informações sobre sua capacitação, demandas de atividades e relatórios que deverão ser preenchidos. Assim, os fiscais do Enem 2019 receberão R$ 342,00 por dia trabalhado. O pagamento será realizado após a aplicação das provas.
Veja também: Enem abolirá provas em papel até 2026, diz MEC.
Capacitação
Os candidatos aprovados para a realização do curso de capacitação será no dia 06 de agosto. O curso é realizado pelo INEP para divulgar as normas, critérios técnicos e procedimentos da RNC para a aplicação das provas no Enem 2019. O treinamento será realizado à distância.
Só será selecionado para a aplicação das provas o candidato que participar e for aprovado nas atividades do curso de capacitação. Para isso, é preciso ter, no mínimo, 70% de aproveitamento das matérias referentes ao curso para atuar como certificador no exame.