O INSS está digitalizando todos seus serviços. Agora o cidadão estará dispensado de ir à agência formalizar seus pedidos ao órgão. Isso será possível pelo protocolo totalmente digital, efetuado pelo Meu INSS.
Os serviços também poderão ser feitos pela central telefônica 135. Os requerimentos serão processados eletronicamente. se os dados do trabalhador constarem corretamente nos sistemas oficiais, a concessão de benefícios será automática. Apenas quando necessário, o segurado será chamado para entrega de documentação complementar.
Um dos serviços mais esperados pelos segurados, agora disponível no Meu INSS, é o simulador de aposentadoria e renda. Por meio dele é possível saber se o trabalhador já tem direito ao benefício. Também é possível saber qual o valor estimado de sua renda mensal.
O INSS, no início de maio, disponibilizou cinco serviços por meio do Meu INSS. Na segunda etapa de entregas, última semana de maio, 23 novos serviços foram disponibilizados. Em junho foram entregues mais 19 serviços. Na primeira quinzena de julho, 90 serviços estarão disponíveis pelo Meu INSS, de um total de 96 serviços prestados pelo Instituto.
Com esses avanços, o cidadão poderá, sem sair da sua casa, requerer aposentadorias, pensões, benefícios assistenciais, agendar realização de perícia, atualizar seus dados cadastrais, bloquear empréstimo consignado, excluir desconto de mensalidades associativas, dentre tantos outros.
O conjunto dos novos serviços disponíveis no Meu INSS e no 135 representará uma média mensal de 670 mil atendimentos presenciais, que poderão ser feitos com comodidade, sem sair de casa.
Meu INSS e 135
O Meu INSS é acessado pela internet (gov.br/meuinss) ou pelo aplicativo para celulares. Para acessar os novos serviços pelo Meu INSS basta ir à opção “Agendamentos/Requerimentos”. O novo simulador está em “Calculadoras”.
O cadastro no Meu INSS pode ser feito pelo próprio aplicativo. Também pode ser feito pelo site das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.
Os pedidos também podem ser feitos pelo telefone 135. Ele está disponível de segunda à sábado, das 7h às 22h.