A carteira de identidade já assumiu um novo modelo em oito estados brasileiros, são eles: Goiás, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. E o plano é que até março de 2020 o modelo seja implementado em todo o Brasil.
Até hoje, já é possível incluir no RG o número de CPF, tipo sanguíneo e cadastro de NIS ou PIS/Pasep. Agora, com a mudança os brasileiros podem passar a ter em um único documento os dados de outros doze, como carteira de trabalho, carteira de motorista, título de eleitor, o nome social, identidade profissional, certificação militar, Cadastro Nacional de Saúde, entre outras informações.
Além disso, a versão atualizada do RG vem com um QR Code – espécie de código de barras – na parte interna, para garantir sua autenticidade. Ademais, outros elementos de segurança foram adicionados ao modelo, como detalhes em relevo tátil ou reativos à luz ultravioleta.
Como solicitar a nova carteira de identidade?
Para solicitar o documento, o requerente deverá procurar um dos postos de identificação credenciados no seu estado, portando os documentos originais na hora de renovar o RG e também a certidão de nascimento ou casamento original e os documentos que desejar incluir.
Nos postos equipados com kits biométricos, a fotografia, a assinatura e as impressões digitais serão colhidas durante o atendimento. Inicialmente, as novas cédulas serão impressas somente em papel moeda. Em breve, o requerente poderá optar pelo documento impresso no cartão em policarbonato, que terá tamanho reduzido e com maior durabilidade.
Vale ressaltar que para a emissão do novo cartão, será cobrada uma taxa que é definida por cada estado. A impressão dos dos documentos será feita por empresas devidamente licenciadas. Com a inovação, a carteira de identidade ficará mais completa. O processo de emissão será mais ágil e informatizado.
A carteira de identidade na versão antiga continua valendo. Por isso, a emissão do novo modelo é direcionada às solicitações de uma segunda via ou para os cidadãos que estão tirando o documento pela primeira vez.
Veja também: Pagamento do abono Pis/Pasep começa na próxima quinta-feira