Os depósitos bancários consistem em dinheiro depositado em instituições bancárias para custódia. Estes depósitos são feitos para contas de depósito, como contas de poupança, contas de pagamento e contas de investimentos.
O titular da conta tem o direito de retirar os fundos depositados, conforme estabelecido nos termos e condições que regem o contrato da conta.O depósito em si é um passivo devido pelo banco ao depositante. Os depósitos bancários referem-se a este passivo e não aos fundos reais que foram depositados.
Quando alguém abre uma conta bancária e faz um depósito em dinheiro, ele entrega o título legal ao dinheiro e se torna um ativo do banco. Por sua vez, a conta é uma responsabilidade do banco.
Para facilitar esse tipo de operação, os grandes bancos querem oferecer mais uma opção de depósito. Seguindo a tendência das fintechs, os grandes bancos brasileiros devem disponibilizar em breve a opção de depósito via boleto bancário.
A modalidade foi autorizada pelo Banco Central e deve ser disponibilizada em breve. Isso deve beneficiar moradores de pequenas cidades que não tem agências bancárias suficientes e também aos bancos digitais.
Inicialmente, o depósito em boleto acontecerá apenas em nome do titular e em conta do próprio cliente.
Depósito
Existem vários tipos diferentes de contas de depósito, incluindo contas correntes, contas de poupança, contas de pagamento e certificados de depósito (CDs).
Em uma conta corrente, os consumidores depositam o dinheiro, que pode ser retirado conforme desejado, sob demanda. Essas contas geralmente permitem que o titular da conta retire fundos usando cartões bancários, cheques ou boletos.
Em alguns casos, os bancos cobram taxas mensais para contas correntes, mas podem renunciar à taxa se o titular da conta atender a outros requisitos, como a criação de depósito direto ou a realização de um determinado número de transferências mensais para uma conta poupança.