O Governo Federal anunciou a liberação do saque de R$ 500 de cada conta ativa e inativa do FGTS. Dessa forma, quem tem contrato ativo ou teve contrato de trabalho extinto, poderá sacar, os recursos da contas vinculadas.
Segundo o Governo, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o dinheiro automaticamente por serem correntistas da Caixa. A Caixa Econômica Federal ressalta que quem não quiser receber o dinheiro deverá entrar em contato com a instituição.
O FGTS foi criado como reserva pecuniária do trabalhador. Ele possui cerca de R$ 500 bilhões de ativos. O objetivo principal é a proteção nos momentos de demissão involuntária, aquisição de moradia e aposentadoria.
Os fatos citados acima representam aproximadamente 90% dos saques. Além de ser um pecúlio do trabalhador, o Fundo beneficia toda a população brasileira, com investimentos em habitação, saneamento e infraestrutura urbana.
Como consultar
O aplicativo do Fundo é uma ferramenta prática para o trabalhador verificar o seu extrato na conta vinculada. A Caixa criou o aplicativo com a intenção de proporcionar uma maneira prática para o trabalhador acompanhar os depósitos na sua conta do FGTS a qualquer momento. Não há necessidade de sair de casa e enfrentar filas em agências bancárias.
O aplicativo está disponível, gratuitamente, em celulares com qualquer sistema operacional. Após baixar a ferramenta, o trabalhador precisa cadastrar uma senha de acesso. Também deve informar o Número de Identificação Social (NIS).
A ferramenta conta com funcionalidades que permitem o acompanhamento da regularidade dos depósitos. Também permite a atualização de endereço na base do FGTS. Além disso, por meio de recurso de geo localização, o trabalhador ainda pode conferir qual agência da Caixa, sala de autoatendimento ou lotérica está mais próxima dele para ser atendido, caso necessite.
O trabalhador também pode consultar seu extrato do FGTS pelo Auto Atendimento, site da Caixa (www.caixa.gov.br), site do Fundo (www.fgts.gov.br) e Internet Banking CAIXA.