O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) já foi encaminhado à Câmara dos Deputados. O projeto, que consta o orçamento anual do governo, antevê recurso de inscrições em processos seletivos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O edital está previsto para ser lançado ainda neste semestre. Mas, as provas serão aplicadas em março do próximo ano. A PLOA 2020 ainda não foi votada no Congresso. A próxima etapa é o sancionamento do texto pelo presidente Jair Bolsonaro.
Lembrando que esse texto não é uma autorização para abrir o concurso. A realização do concurso vai de acordo com a necessidade de cada órgão. Ou seja, mesmo que conste no projeto, caso sancionado, o processo seletivo acontecerá de acordo com as pendências dos órgãos.
Concurso Ebserh
Os preparativos para o concurso Ebserh já se iniciaram. O processo para a escolha da banca organizadora já se iniciou. As empresas enviaram suas propostas até o dia 27 de agosto. A expectativa é de que o edital seja publicado até o fim do ano e que as provas sejam realizadas em março de 2020.
Ao todo, o concurso oferecerá 2.250 vagas, que serão repartidas em cargos administrativos, médicos e assistenciais. Então, pelo menos seis editais serão publicados. Três para vários hospitais do Brasil e outros três exclusivos para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), Minas Gerais.
Nos editas nacional, constará, 1.363 vagas. Destas, 448 para área médica, 800 para assistencial e 115 na administrativa. Já para os editais do HC-UFU, constará 173 vaga para a área médica, 614 para assistencial e 100 para administrativa.
Como as vagas serão distribuídas
Ainda não foi divulgado como as vagas nacionais serão distribuídas. Mas, espera-se que ofertas mais atrativas sejam oferecidas às unidades do Rio de Janeiro, como o Hospital Universitário Antônio Pedro, que fica em Niterói e o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, na Tijuca.
Confira agora onde estão localizadas as unidades que receberão os novos profissionais:
- Rio de Janeiro (RJ);
- Niterói (RJ);
- Brasília (DF);
- São Carlos (SP);
- Belo Horizonte (MG);
- Uberaba (MG);
- São Luiz (MA);
- Teresina (PI);
- Fortaleza (CE);
- Araguaína (TO);
- Santa Cruz (RN);
- Natal (RN);
- Recife (PE);
- João Pessoa (PB);
- Petrolina (PE);
- Campina Grande (PB);
- Cajazeiras (PB);
- Aracaju (SE);
- Lagarto (SE);
- Salvador (BA);
- Maceió (AL);
- Goiânia (GO);
- Juiz de Fora (MG);
- Vitória (ES);
- Dourados (MS);
- Campo Grande (MS);
- Cuiabá (MG);
- Curitiba (PR);
- Florianópolis (SC);
- Santa Maria (RS);
- Pelotas (RS);
- Rio Grande (RS);
- Manaus (AM);
- Belém (PA).
Aos interessados em participar do concurso, é recomendável analisar o edital do concurso anterior. Publicado em 2019, foi organizado pelo Cebraspe. As provas foram divididas em duas etapas. A avaliação objetiva e a prova de títulos.
A prova objetiva foi dividida em 100 questões, distribuídas em 40 de conhecimentos básicos e 60 de conhecimentos específicos. Para médicos, a prova foi elaborada de forma diferente, sendo 30 de conhecimentos básicos, 30 de conhecimentos complementares e 40 de conhecimentos específicos.
Leia também: Ortografia Oficial: Dicas para questões de concursos públicos