IR 2019: Errou na conta da restituição e o dinheiro não caiu? Veja o que fazer

Ao colocar o código do banco errado, a restituição do IR é devolvida para o Banco do Brasil. Veja o que fazer nessa situação.



Ao fazer a declaração do Imposto de Renda, pode acontecer do contribuinte pagar mais impostos do que deveria. Nessa ocasião, ocorre a restituição do Imposto de Renda, na qual o cidadão tem direito de receber de volta parte do valor.

Quando isso acontece, o indivíduo deve informar seu número da conta-corrente para receber a quantia. Se o número for informado errado, a restituição é devolvida para o Banco do Brasil.

Nessa situação, é necessário aguardar pelo menos um dia útil, e não 15 dias, ao contrário do que muitos imaginam, para que a transação apareça e o contribuinte possa solicitar o reagendamento para o Banco do Brasil.

Desse modo, no próximo dia útil, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil solicitando o reagendamento para a sua conta-corrente, informando dessa vez os dados corretos, entre os horários das 8h às 21h pelos seguintes telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Como alterar a conta antes de receber a restituição?

Caso queira mudar a conta indicada para o crédito da restituição antecedendo a inclusão do contribuinte em um dos lotes de restituição, é possível optar pela produção de uma declaração retificadora ou recorrer ao Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

Para fazer o procedimento por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), acesse “Restituição e Compensação”; em “Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF”, acessar “Extrato do Processamento da DIRPF”; em “Serviços”, selecionar “Extrato”.

O que fazer se a restituição já foi liberada?

Em caso de restituição liberada mas não creditada:

Nessa hipótese, o contribuinte deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil das 8h às 21h, por meio dos telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Caso prefira, também é possível solucionar o caso comparecendo pessoalmente a uma agência do Banco do Brasil.

Em caso de restituição liberada e não resgatada:

Se a restituição não for resgatada no prazo de um ano, a mesma é devolvida para a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e poderá ser requerida pelo contribuinte no prazo de cinco anos, contando a partir da data em que o pagamento foi disponibilizado na instituição financeira.

O direito a restituição é perdido após um prazo de cinco anos sem o seu resgate.




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