Possuir o famoso roxinho não é um poder de todos! Isso por que uma série de critérios que são levados em consideração na análise de crédito, para conceder os cartões aos seus clientes, de modo a evitar fraude e inadimplência. Com a alta do Cadastro Positivo, muitas pessoas ficam na dúvida se este, é levado em consideração na hora da liberação do crédito.
O que é cadastro positivo?
Antes de mais nada, é necessário esclarecer o que é cadastro positivo. Este, é uma espécie de histórico de compras e pagamentos do consumidor. Em outras palavras, é uma forma de registro da vida financeira de uma pessoa, conhecido popularmente como “cadastro de bons pagadores”.
Ou seja, com o auxílio desse recurso, a concessão de empréstimo ou um cartão de crédito ou financiamento se torna mais fácil. Isso por que o cadastro positivo possibilita uma análise muito mais completa e profunda do perfil financeiro do cliente.
Como funciona o Cadastro Positivo?
Partindo-se dos dados entre as empresas credoras e instituições que administram banco de dados, que por sua vez, determinam uma pontuação aos consumidores de modo a tornar acessível a todas as empresas.
Contudo, é necessário a autorização do consumidor para acesso ao histórico completo e detalhado de informações. Exemplos de instituições que geram esse banco de dados são o SPC, Serasa e o SCPC Boa Vista.
Que tipo de informações constam no Cadastro Positivo?
No cadastro positivo, é possível ter acesso as seguintes informações:
- Valor total da compra;
- Valor das parcelas;
- Data de vencimento;
- Data de pagamento;
- Valor do pagamento;
- Dados cadastrais do consumidor.
Afinal, o Nubank usa o Cadastro Positivo para conceder o cartão de crédito?
A resposta é sim! O Nubank se baseia no Cadastro Positivo na hora de aprovar ou não as propostas dos indivíduos. Entretanto, este, é apenas um fator no contexto na análise e não o principal.
O Cadastro Positivo é utilizado pelo Nubank de modo a ter acesso a uma análise mais minuciosa do perfil do cliente, já que é possível conhecer o comportamento de consumo do cidadão com maior domínio.
Todavia, a fintech costuma mudar sua política de análise conforme as alterações do mercado. Dessa forma, ao ser negado em uma solicitação, é possível obter êxito já no mês seguinte em uma nova proposta.
Ademais, vale lembrar que o Cadastro Positivo, por si só, não garante a aprovação no Nubank. Além dele, uma série de outros critérios internos são levados em consideração na hora da concessão.