Clientes pré-pago podem ter números bloqueados. Entenda!

Com risco de bloqueio dos serviços, clientes da telefonia pré-paga têm até o próximo dia 18 para realizar recadastramento.



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que os usuários que utilizam linhas telefônicas pré-pagas têm até o próximo dia 18 de novembro para realizar o recadastramento ou atualização dos seus dados. A não realização do procedimento acarretará no bloqueio do serviço.

Tal medida integra o projeto que visa criar um cadastro nacional de usuários que utilizam os serviços de telefonia celular pré-paga. A imposição atinge 17 Estados, sobretudo os cidadãos das grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Moradores do Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima e Sergipe, também devem se recadastrar.

Não sendo novidade, outros Unidades Federativas já participaram do recadastramento obrigatório, que durou até o dia 15 de outubro. Dentre eles estão o Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantis e Santa Catarina.

As operadoras responsáveis pela atualização dos dados dos clientes, por meio de ligações, mensagem de texto ou pop ups em páginas e sites, entrarão em contato com seus usuários informando sobre a nova medida.

Apesar de obrigatório, o procedimento é destinado às pessoas que possuem pendências cadastrais e que precisam de atualização. Segundo a Anatel, as empresas de telefonia também disponibilizam aos clientes novos canais de atendimento para sanar eventuais dúvidas, seja por meio dos sites ou códigos para atendimento via telefone.

Com o fim das atualizações e dos recadastramentos, todos os dados e informações obtidas serão armazenados  e hospedados em um site de acesso ao usuário, disponibilizado pela ANATEL no início do ano que vem.

As consultas referentes às linhas telefônicas ativas poderão ser feitas a partir do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Em declaração, a Agência afirma que o novo modelo de consulta ajudará na identificação de possíveis fraudes.

Veja como realizar a atualização ou o recadastramento do número pré-pago:

Operadora

  • Vivo – *8486
  • Claro – 1052
  • Tim – *144
  • Oi – *144
  • Algar – 1055
  • Sercomtel – 1051

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