A Polícia Civil do Estado do Pará tem concurso público (concurso PC PA) marcado para acontecer ainda este ano, em conjunto com a Secretaria Executiva de Administração (SEAD). O certame vai ofertar 1.495 vagas distribuídas entre os cargos de delegado, investigador, escrivão e papiloscopista. As funções exigem nível superior completo e oferta remunerações de R$ 5.204,05 a R$ 12.250,00, segundo o último edital.
No momento, a minuta do termo de referência que irá servir para a contratação da empresa organizadora já foi finalizada de acordo com a Portaria 254 de 17/09/19. Além disso, o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Rodrigo Galende de Carvalho, publicou em sua rede social que novidades sobre a escolha da banca serão anunciadas esta semana.
Confira abaixo como vai ficar a distribuição das vagas de acordo com o cargo:
- Delegado de Polícia Civil (265)
- Investigador de Polícia (818)
- Escrivão de Polícia (252)
- Papiloscopista (160)
Provas concurso PC PA
As etapas de seleção do concurso também já foram definidas serão elas: prova objetiva e/ou discursiva; peça processual (apenas para o cargo de delegado); prova de capacitação física;exames médicos;exames psicológico; e investigação criminal e social.
Após passarem por essas fases, os aprovados ainda deverão fazer um curso de formação de policial civil, ministrado pela Academia de Polícia Civil com carga de 680 horas-aula em aulas teóricas e práticas e estágio supervisionado nos órgãos policiais.
Para mais informações sobre as etapas de seleção e conteúdo programático das provas objetivas, acesse o último edital do certame publicado no Diário Oficial do Estado:
Veja também: Concurso Bombeiros: Últimos dias de inscrições para 250 vagas nível médio