O concurso da Polícia Civil do Paraná (concurso PC PR) teve abertura oficialmente autorizada. O aval foi dado pelo governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior em despacho governamental publicado no Diário Oficial do Estado no dia 30 de outubro. O certame ofertará 50 vagas para o cargo de papiloscopista.
A função exige nível superior de escolaridade em qualquer área, os vencimentos iniciais são de R$ 5.752,41. Os edital para o concurso foi confirmado para sair ainda este ano, sendo que as provas estão previstas para o início de 2020.
Além das oportunidades para papiloscopista, o novo concurso da Polícia Civil possui 300 vagas para o cargo de investigador e 50 para delegado. Dessa forma, com o aval para papiloscopista, restam ainda 350 vagas a serem autorizadas pelo governo.
Provas concurso PC PR – papiloscopista
O último concurso para a corporação aconteceu em 2009 e ofereceu 550 vagas para os cargos de investigador, escrivão e papiloscopista. A banca organizadora na época foi a Coodenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops).
Todos os candidatos foram submetidos a provas objetivas de 50 questões, realizadas na capital Curitiba, e que versaram sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa
- Economia
- Demografia Paranaense
- Noções de Informática
- Raciocínio Lógico
- Estatuto da Polícia Civil
- Legislação Específica
- Direitos (Penal, Constitucional, Administrativo e Processual Penal)
Além da prova objetiva também foram aplicadas:
- Provas de rigidez
- Aptidão Física
- Investigação de conduta
Veja também: Concurso AL AP prorroga inscrições para vagas de níveis médio e superior