Para os aposentados e pensionistas do INSS que tiveram ganhos em ação de revisão e concessão dos benefícios contra o instituto, sem que haja a possibilidade de recurso, a Justiça Federal liberou R$ 1,138 bilhão para o pagamento de mais de 70 mil processos.
O recursos são destinados para quem ganhou na Justiça valores abaixo de 60 salários mínimos, valor equivalente a R$ 59.880. Estima-se que cerca de 90 mil segurado serão contemplados. Por se tratar de Requisição de Pequeno Valor (RPV), os valores serão pagos mensalmente.
Este lote de RPVs é destinado para o recurso foi liberado entre dia 1° e 30 de setembro. Para saber se o montante saiu é necessário acessar o site do Tribunal Regional Federal (TRF) responsável pela localidade em que a ação foi iniciada.
A data em que o dinheiro vai cair na conta depende do tempo que o tribunal levará para iniciar e concluir os depósitos. O pagamento é realizado por meio de contas abertas na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil.
Importante ressaltar que há casos em que o segurado pode fazer o saque, mas em outros somente o advogado pode fazer a retirada do dinheiro.
Veja também: Até quando é possível sacar o FGTS? Há risco de perder o dinheiro?