Validação Facial para a emissão de CNH começa a valer; Saiba mais!

Sem custo adicional para os usuário, documentos com índice de similaridade abaixo de 90% serão reprovados.



Na última segunda-feira (11), entrou em vigor no Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran TO), a validação facial para os processos de emissão, renovação ou troca de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a nova medida, órgão espera acabar com possíveis fraudes.

Sem custo adicional para os usuários, a validação facial agora será feita durante o processo de coleta biométrica, que já exige impressão digital, fotografia e assinatura do usuário.

Na nova modalidade, será analisado o percentual de similaridade entre o motorista e as imagens disponíveis no banco de dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). Os critérios de investigação e confirmação da identidade envolvem unicamente a comparação dos traços faciais.

Segundo Detran, os casos em que a similaridade não chegar a 90%, a imagem será automaticamente descartada e reprovada. A partir daí, o processo será manual, em que um servidor do órgão, de forma manual, aprovará ou não a emissão da nova CNH ao condutor.

Em declaração, o Governo do Tocantis espera que, com a nova portaria, o processo de identificação e monitoramento dos condutores seja melhorado, evitando o aparecimento de fraudes de documentos e casos de estelionato.

Leia também: Mudanças na CNH já estão em vigor; Confira novas regras




Voltar ao topo

Deixe um comentário