O edital para o concurso PM MG 2019 já foi lançado. O certame tem como objetivo preencher 160 vagas de oficiais para a Polícia Militar de Minas Gerais. As funções são para ambos os sexos e para isso, é exigido o nível superior completo em bacharel de Direito.
As vagas serão destinadas ao curso de formação de oficiais. Os interessados poderão de inscrever a partir do dia 5 de fevereiro de 2020. O prazo permanecerá aberto até o dia 6 de março do mesmo ano. O curso está previsto para iniciar em agosto de 2020 e finalizará em dezembro de 2022.
O concurso PM MG terá duas fases. A primeira será a prova objetiva e dissertativa, enquanto a segunda será composta por diversas avaliações, que vão desde psicológica até prova oral e de tútulos. A taxa de inscrição será de R$ 173,00, com a possibilidade de solicitar isenção.
Concurso PM MG: vagas e inscrições
O concurso PM MG oferecerá 160 vagas, sendo 144 para o sexo masculino e 16 para o feminino. As inscrições começam no dia 5 de fevereiro de 2020 e prosseguirão até 6 de março de 2020. Esse processo pode ser realizado pelo site da Polícia Militar.
Os interessados devem atender alguns requisitos, como a altura mínima de 1,60m (para ambos os sexos) e ter o nível superior em bacharel em Direito. Para quem não tem acesso à internet, as unidades (que constam no edital) auxiliarão no cadastro. Para isso, é necessário estar com identidade e CPF.
Os horários de atendimento são das 8h30 às 12h, e das 13h às 17h, com exceção das quarta-feiras, que o horário de funcionamento é das 8h30 às 13h. A taxa de inscrição será de R$ 173,00. O valor poderá ser pago até o dia 9 de março e para solicitar isenção, o candidato deverá ser desempregado ou de baixa renda. Essa solicitação deve ser feita nos dias 5 e 6 de fevereiro.
Concurso PM MG: fases
O concurso PM MG será composto por duas fases. A primeira será a prova (objetiva e dissertativa), enquanto a segunda será uma série de avaliações. Confira:
Fase 1 – prova objetiva e dissertativa
As convocações para a primeira fase, segundo o edital, serão no dia 27 de março de 2020. As provas estão previstas para serem realizadas no dia 5 de abril de 2020. Na prova objetiva, serão 40 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Direito Penal;
- Legislação Institucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Extravagante;
- Direito Processual Penal;
- Direito Penal Militar;
- Direito Constitucional.
A prova dissertativa valerá até 100 pontos. Para isso o candidato deverá produzir um texto, de no mínimo 120 palavras e máximo de 30 linhas, com o conteúdo exposto durante a realização do próprio exame.
Fase 2 – avaliações
A segunda fase do certame será composta por diversas avaliações, sendo:
- Prova oral;
- Prova de títulos;
- Avaliação física militar (AFM);
- Avaliações psicológicas;
- Exame toxicológico.
Para mais informações sobre o Concurso PM MG, confira o edital: Edital concurso PM MG N° 11/2019