Para os concurseiros que se preparam para o concurso Senado 2020, o presidente da comissão organizadora do certame, Roberci Ribeiro de Araújo, em audiência pública na Casa na quinta-feira, 5 de dezembro, afirmou que o edital deve ser publicado no primeiro semestre de 2020.
O encontro no Senado teve o objetivo de debater o projeto do edital com as instituições interessadas em ser a banca organizadora do concurso. Na ocasião, o presidente foi questionado se as etapas seriam realizadas a partir de julho do próximo ano (segundo semestre).
Dessa forma, Roberci confirmou que antes disso pretender encerrar a seleção, o que significa que as provas também devem ser aplicadas no primeiro semestre de 2020. Porém, existem muitas dúvidas quanto a essa previsão, pois mesmo com afirmação do presidente da comissão, o grupo ainda questionou os representantes das bancas sobre as possibilidades de aplicação das avaliações nos feriados de 7 de setembro, 12 de outubro ou 2 de novembro.
Os três feriados acontecem numa segunda-feira em 2020, sendo que, tradicionalmente, as avaliações são aplicadas em um domingo. Portanto, fica a dúvida se, na verdade, a comissão prevê realizar as avaliações nas vésperas dessas datas.
Na audiência pública no Senado Federal para iniciar a escolha da banca organizadora,nove bancas estiveram presentes, sendo elas:
- Fundação Getúlio Vargas (FGV)
- Fundação Cesgranrio
- Instituto Acess
- Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
- Cebraspe
- AOCP
- Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades)
- Idecan
- IAP
Vale ressaltar que a audiência é o primeiro passo do Senado para escolha da banca organizadora. A finalidade do órgão foi realizar consulta de mercado e debater tópicos relevantes à seleção como modelo de segurança na aplicação das provas.
Lembrando que a comissão organizadora já deu início aos trabalhos de pesquisa, com análise dos editais de concursos mais recentes realizados para ingresso na Casa. O concurso deve ofertar 40 vagas imediatas e cadastro de reserva, entre chances de nível superior e médio com salários que podem ultrapassar R$ 30 mil.
Veja também: SAIU! Concurso Marinha abre 900 vagas para a Escola de Aprendizes-Marinheiros