Uma quadrilha que aplica golpes contra idosos no Rio de Janeiro está sendo presa por furto de cartões bancários. A ação do bando consiste em abordar os idosos após saírem do caixa eletrônico dizendo que caiu o comprovante da operação.
Segundo reportagem do jornal “O Dia”, no papel havia a mensagem de que era necessário atualizar dados bancários para evitar o cancelamento do cartão, e se caso isso não fosse feito, multa de R$ 149 seria cobrada.
Eles aproveitavam para oferecer ajuda para realização da operação, observavam qual é a senha, distraiam o idoso e trocavam o cartão por outro. Sabendo já qual é a senha e estando com o cartão em mãos, eles passavam valores altos em suas próprias máquinas de cartão.
A ação foi flagrada pela central de monitoramento das agências que acionou a Polícia Militar que apreendeu três suspeitos, Isaac Afonso Cohen, de 55 anos, Fernando Aguiar Gomes, de 47, e João Romão Filho, 64. Eles portavam vários cartões de crédito e débito, máquinas de cartão e comprovantes de operação.
O caso foi registrado na 19ª DP em Tijuca e no momento a polícia procura por novas vítimas para fazer o reconhecimento formal dos suspeitos. Os homens foram autuados por formação de quadrilha e estelionato.
Orientações para não ser enganado
Pensando em formas de evitar que os crimes sejam aplicados novamente e que mais pessoas sejam prejudicadas, siga as orientações para não cair no golpe:
- Não dê continuidade a conversas com desconhecidos. Diga que está com pressa
- Evite ajuda de estranhos. Tente ir ao caixa eletrônico durante o expediente do banco
- Ao digitar a senha, fique bem perto da máquina, assim há menos chances que terceiros a vejam
- Caso se sinta ameaçado, ligue imediatamente para um familiar ou amigo
Fui vítima, e agora o que faço?
- Anote tudo o que lembrar, horários data, local, características da pessoa
- Comunique ao banco sobre o que aconteceu
- Procure uma delegacia o mais rápido possível, levando todos os detalhes
Veja também: Saiba como receber R$ 998 de aposentadoria sem ter contribuído com o INSS