Conquistar a tão sonhada vaga de emprego não tem sido tarefa fácil. Com a concorrência acirrada, as empresas buscam encontrar nos candidatos a qualificação e o diferencial exigido aos cargos. Para aprimorar os conhecimentos, profissionais tem optado pela modalidade dos cursos de qualificação.
Por meio de aulas 100% gratuitas, muitas empresas e instituições públicas investem na capacitação de mão de obra na tentativa de reduzir os altos índices de desemprego e melhorar as competências dos candidatos. É o caso do governo do Estado de São Paulo com o programa Minha Chance.
Em parceria com empresas privadas como Ri-Happy, Alupar e Bracell, estão sendo oferecidas 1.860 vagas em cursos de qualificação – tanto presencial, quanto on-line – com carga horária de 80 e 100 horas. A ideia é capacitar jovens e ajudá-los a se posicionar no mercado, suprindo o déficit das empresas, carentes de mão de obra especializada.
Quem pode participar?
Os cursos são voltados para candidatos com idade mínima de 16 anos, alfabetizados, desempregados e residentes do Estado de São Paulo.
Quais os cursos oferecidos?
A lista de cursos incluem aulas para o aprendizado nas áreas de:
- Técnicas em vendas;
- Pedreiro;
- Eletricista;
- Operador de telemarketing;
- Ajudante de cozinha;
- Montagem e manutenção de computadores;
- Assistente contábil;
- Operador de caixa;
- Informática básica;
- Auxiliar de logística;
- Carpinteiro de obras;
- Camareira;
- Mecânica automotiva;
- Assistente de crédito e cobrança.
Inscrições
As inscrições para os cursos grátis vão até o dia 23 de janeiro, próxima quinta-feira, no site Via Rápida. A previsão de início das aulas é para o dia 3 de fevereiro.
Os candidatos que se inscreverem devem ficar atentos às chamadas que acontecerão via e-mail. Após concluídas as aulas, os candidatos recebem certificado e encaminhamento para processos seletivos em empresas parceiras, aumentando ainda mais as chances de contração.
Leia ainda: Senac tem 600 vagas em 27 cursos gratuitos; Saiba como participar