A Caixa Econômica Federal já disponibilizou em seu site o calendário para o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em 2020. A modalidade entra em vigor este ano e permite que os trabalhadores retirem anualmente parte da quantia depositada no fundo.
As datas de saque dependem do mês de nascimento de quem optou pela modalidade. Começam a receber no mês de abril os aniversariantes de janeiro e fevereiro. Quem nasceu em março e abril recebe em maio e junho. Confira o calendário completo a seguir:
- Aniversário em janeiro e fevereiro: saque de abril a junho de 2020
- Aniversário em março e abril: saque de maio a junho de 2020
- Aniversário em maio e junho: saque de junho a agosto de 2020
- Aniversário em julho: saque de julho a setembro de 2020
- Aniversário em agosto: saque de agosto a outubro de 2020
- Aniversário em setembro: saque de setembro a novembro de 2020
- Aniversário em outubro: saque de outubro a dezembro de 2020
- Aniversário em novembro: saque de novembro de 2020 a janeiro de 2021
- Aniversário em dezembro: saque de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021
Vale destacar que esse calendário somente é válido para 2020. Já a partir de 2021, os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário vão receber as quantias no mesmo mês de aniversário.
Quanto vou poder sacar de saque-aniversário?
As quantias a serem retiradas dependem de quanto o trabalhador tem no fundo de garantia. A parcela varia de 50% a 5% do valor guardado, mais um valor fixo anual que também depende do saldo.Confira abaixo:
O que perco ao mudar para o saque-aniversário?
Ao escolher pela modalidade, o trabalhador não poderá sacar o valor total caso demitido sem justa causa. Será possível receber apenas a multa de 40% do FGTS.
Simule o valor que irá receber
Antes de aderir ao saque-aniversário, é possível simular o valor que receberia caso opte pela modalidade. Para isso é necessário acessar o site da Caixa, ou baixar o aplicativo FGTS disponível na App Store, Google Play ou Windows Store.
Veja também: Bolsonaro autoriza novo aumento do salário mínimo. Confira o valor!