O ano de 2020 já começou e com ele a previsão é que aconteçam dois concursos para agente penitenciário. Um no estado do Alagoas com 250 vagas, e outro em Roraima com 423 oportunidades, o que totaliza 673 chances destinadas para a área de Segurança Pública.
Ambos os certames foram autorizados em 2019 e estão em fase de planejamento.Como requisito, os candidatos deverão ter ensino médio completo para vão exigir que os candidatos tenham ensino médio completo. Veja abaixo mais detalhes das seleções:
Concurso Agente Penitenciário – Alagoas
Governador do estado, Renan Filho, confirmou o edital está sendo avaliado pela Secretaria de Planejamento e que logo será publicado, a previsão é o início de 2020. Serão 250 vagas com salário de R$3.800,00.
O último concurso aconteceu em 2006 com 1.200 vagas distribuídas entre homens e mulheres. O conteúdo programático da prova objetiva foi:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Informática
- História Geral e do Brasil
- História de Alagoas
- Geografia Geral e do Brasil
- Geografia de Alagoas
- Cidadania e Legislação
Concurso Agente Penitenciário – Roraima
Neste caso, a comissão organizadora do certame foi definida o que aponta que a publicação do edital também deve sair em breve. Estão previstas 423 vagas para a carreira de agente penitenciário conforme anúncio do governador Antonio Denarium durante coletiva de imprensa no dia 14 de outubro. A remuneração ainda não foi definida.
No último certame, os candidatos foram selecionados, entre outras etapas, por prova objetiva composta por 80 questões distribuídas entre:
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Atualidades
- Noções de Direito (Administrativo, Constitucional, Penal, Processual Penal)
- Legislação Aplicada
Veja também: Concurso PC SP: Começa escolha de banca organizadora para mais de 2 MIL vagas