O concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran ES) já foi autorizado. A previsão é de que sejam oferecidas 94 vagas, sendo 80 para Assistente de Trânsito e 14 para Analista de Trânsito.
O órgão realizou a sua última contratação em 2016, destinando 60 vagas para identificador veicular, 12 para assistente administrativo e seis para engenheiro mecânico. Os candidatos passaram por análises curriculares e os aprovados foram encaminhados para atuar em Vitória, a capital do estado.
Com a proximidade do certame, é ideal que os interessados em participar estejam atentos aos antigos editais e já iniciem seus estudos. Vale lembrar que os concursos do Detran costumam ter uma ampla concorrência e por isso, quanto antes o preparo, melhores serão os resultados.
Concurso Detran ES: Vagas
O concurso Detran ES oferecerá 94 vagas para as funções de Assistente de Trânsito e Analista de Trânsito. Para o primeiro cargo, é exigido o nível médio, enquanto para o segundo, é necessário ter o nível superior. Confira mais detalhes das vagas:
Assistente de Trânsito
Para o cargo de Assistente de Trânsito, serão destinadas 80 vagas. Os interessados em se candidatar devem ter o nível médio completo. Para uma carga horária de 40 horas semanais, será oferecido o salário de R$ 2.409,75.
Analista de Trânsito
Para o cargo de Analista de Trânsito, serão oferecidas 14 vagas. Para uma carga horária de 40 horas semanais, será oferecida uma remuneração de R$ 5. 179,94. Os interessados em se candidatar devem ter o ensino superior completo em alguma das seguintes áreas:
- Administração;
- Análise de Sistemas;
- Ciências da Computação;
- Arquitetura;
- Economia;
- Psicologia;
- Serviço Social.
Último concurso Detran ES
Apesar de a última contratação do órgão ter sido efetuada em 2016, o último certame foi em 2010. Foram oferecidas 50 vagas, sendo 20 para Assistente Técnico de Trânsito (atual Assistente de Trânsito) e 30 para Técnico Superior (atual Analista de Trânsito).
Para todos os cargos, foram aplicadas provas objetivas contendo 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. A prova discursiva foi voltada para os candidatos de nível superior e contou com duas questões.
Confira as questões cobradas para o cargo de Analista:
- Língua Portuguesa;
- Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Administração Pública;
- Legislação de Trânsito;
- Conhecimentos específicos.
Para a função de Técnico, foram cobradas os seguintes assuntos:
- Língua Portuguesa;
- Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Administração Pública;
- Legislação de Trânsito.
Leia também: Como estudar para o concurso do Detran: Dicas imperdíveis!